A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza até o dia 9 de abril a apresentação dos resultados das avaliações diagnósticas dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, por meio do projeto Trilhas da Avaliação, vinculado ao programa Educa Macapá. Nesta terça-feira (8), ocorreu o segundo dia do evento, no auditório da SEMED, no centro de Macapá.
Esta primeira etapa do Trilhas é destinada aos gestores e coordenadores de todas as escolas municipais de ensino fundamental, com a presença também dos superintendentes escolares. Ao todo, 70 escolas e mais de 100 profissionais participam do evento, que ocorre durante três dias de apresentações.


De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Pedagógica, Michel Chagas, este é o momento em que as escolas da rede municipal compartilham os resultados das avaliações diagnósticas aplicadas nas primeiras semanas do ano letivo de 2025.
O secretário municipal de Educação, Madson Millor, falou sobre a Avaliação Diagnóstica.
“O projeto Trilhas da Avaliação é um dos desdobramentos do Programa Educa Macapá, que é um processo contínuo de estratégias e metodologias de aprendizagem, visando desenvolver habilidades e competências nos alunos da rede municipal”, explicou Millor.
O diretor Lino Carlos, da Escola Jardim Felicidade, destacou a importância do evento tanto para ele quanto para os gestores e coordenadores.
“Para nós, é uma experiência muito válida, que nos ajuda a crescer e a visualizar onde estamos e como podemos alcançar nossos objetivos, no sentido de trabalhar para que todos os nossos alunos se tornem leitores fluentes. Para mim, também é uma autoavaliação, porque, ao apresentar o que desenvolvemos e ao observar o que os colegas de outras escolas estão realizando, consigo identificar em que posso melhorar e como posso colaborar com eles”, destacou o diretor.


Além dos resultados, os profissionais também apresentam projetos e estratégias para melhorar a aprendizagem dos alunos em sala de aula.
Trilhas de Avaliação
O projeto é um desdobramento de um dos eixos do programa Educa Macapá, que é a Avaliação. O programa possui um tripé que engloba a ‘formação de professores, avaliação e acompanhamento.
Ele visa realizar uma análise pedagógica dos resultados das avaliações no contexto escolar, planejar estratégias pedagógicas com base nesses resultados e promover espaços de diálogo e troca de experiências entre os profissionais da educação.