Lar Amapá Filhote de Peixe-Boi Resgatado em Afuá Encontra Novo Lar no Bioparque da Amazônia

Filhote de Peixe-Boi Resgatado em Afuá Encontra Novo Lar no Bioparque da Amazônia

Moradores locais salvaram o animal, que agora receberá cuidados especiais em um espaço dedicado à preservação da fauna amazônica

por admin
0 comentário

O Bioparque da Amazônia recebeu nesta terça-feira (8), um novo morador, um filhote de peixe-boi resgatado na comunidade São Bernardo, no município de Afuá. O animal foi encontrado sem a mãe por moradores da região, que acionaram os órgãos ambientais competentes para realizar o resgate com segurança e encaminharam para Macapá.

Segundo os primeiros exames, o filhote tem aproximadamente 30 dias de vida e mede 95 centímetros. Ele foi batizado de Bernardo, em homenagem ao igarapé da comunidade onde foi encontrado.

Cuidados iniciais

O veterinário Luiz Sabioni, responsável pelo cuidado do animal, explicou as condições em que o peixe-boi está. “Quando pegamos o Bernardo, ele estava com um machucado na boca e apresentava sinais de desidratação. Iniciamos imediatamente o tratamento para cuidar dos ferimentos e reidratá-lo. Agora vamos seguir com exames para avaliar como está a saúde dele”, afirmou.

Por ter sido separado da mãe, o filhote precisará de cuidados especiais. Peixes-boi são alimentados exclusivamente com leite até cerca de 2 anos de idade, quando iniciam a transição para alimentos sólidos. Até lá, Bernardo será alimentado pelos cuidadores da instituição.

Carlos Alvarenga, vice-diretor do Bioparque, comentou como serão os cuidados do animal no Bioparque “Como ele ainda está em observação, precisamos garantir total atenção. Por isso, um dos nossos cuidadores ficará com ele também no período noturno”, explicou.

Retorno à natureza

O objetivo principal da reabilitação é preparar o filhote para um futuro retorno à natureza. Durante sua estadia no Bioparque, Bernardo será submetido a exames periódicos para acompanhar seu desenvolvimento e garantir uma nutrição adequada.

você pode gostar

Deixe um comentário