Lar Amapá Seletividade Alimentar no TEA: Estratégias Práticas para Famílias em Palestra da Clínica-Escola Coração Azul

Seletividade Alimentar no TEA: Estratégias Práticas para Famílias em Palestra da Clínica-Escola Coração Azul

Evento no mês de conscientização do Autismo reuniu pais e responsáveis com orientações nutricionais e dicas para superar restrições alimentares em crianças atípicas, promovendo saúde integral

por admin
0 comentário

Na manhã deste sábado (5), a Clínica-escola Coração Azul, localizada na área central de Macapá, realizou a palestra “Dialogando com a Seletividade Alimentar: estratégias e dicas”, em alusão ao mês de conscientização do Autismo, direcionada aos pais ou responsáveis por crianças atendidas pela instituição.

A seletividade alimentar é comum em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema abordou, entre outros assuntos, orientações e dicas para uma alimentação saudável, considerando, principalmente, as restrições alimentares apresentadas pelas crianças atípicas.

Madson Millor, secretário de Educação do município, acompanhou o evento e ressaltou a importância do tema para as famílias atípicas.

“Envolver as famílias nessa construção de hábitos alimentares saudáveis é fundamental para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor de nossas crianças”, destacou o secretário.

 

 

A nutricionista Silvia Ferraz, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), falou sobre a importância de os pais ou responsáveis estarem atentos à alimentação das crianças, evitando alimentos ultraprocessados, que podem potencializar sintomas de irritabilidade, entre outros.

“O Transtorno do Espectro Autista é multifatorial e, por isso, deve ser bem tratado. O acompanhamento nutricional precisa ser feito em parceria com os pais. É importante dizer que o TEA não envolve apenas a parte neurológica, mas também o sistema imunológico, o sistema endócrino e a parte gastrointestinal. Se a criança consome muitos alimentos ultraprocessados, isso repercute em sinais e sintomas prejudiciais à saúde física e psicológica”, explicou a nutricionista.

 

A mãe atípica, Iamiller Moraes, falou sobre sua participação no evento e o quanto aprendeu com as dicas e estratégias da palestrante.

“Sem dúvida, essas informações são importantes para que nós, pais, possamos desenvolver uma alimentação saudável para nossos filhos. Saber como lidar com a seletividade e aprender medidas para transformar os alimentos em uma forma que seja nutricionalmente adequada e aceita pela criança facilita muito a nossa vida e nos deixa mais tranquilos”, enfatizou.

 

 

Sobre a primeira Clínica-Escola Coração Azul

A primeira Clínica-Escola Coração Azul, localizada na área central de Macapá, foi inaugurada em maio de 2022 e iniciou atendendo cerca de 50 alunos do 1º período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental da rede de ensino do município. Atualmente, atende cerca de 300 crianças, registrando aproximadamente 2 mil atendimentos por mês. A instituição conta com uma equipe multiprofissional composta por odontólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde.

você pode gostar

Deixe um comentário