CRAM: Serviços de Apoio Integral para Mulheres Vítimas de Violência

O Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) é um equipamento público essencial para o acolhimento e apoio às vítimas de violência. Localizado na Av. Feliciano Coelho, nº 1146, no bairro do Trem, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e atende, principalmente, mulheres encaminhadas pelo Ministério Público e pela Delegacia da Mulher.

Ao chegar ao CRAM, a pessoa é recebida com um acolhimento inicial, seguido da identificação pessoal. A equipe técnica então direciona a assistida aos serviços adequados à sua necessidade. Caso necessário, também recebe atendimento da assistência social, que avalia a possibilidade de solicitação de auxílio.

Após essa etapa, a mulher recebe atendimento psicológico, onde é ouvida e orientada sobre sua saúde mental. No setor jurídico, ela recebe informações sobre seus direitos, processos, boletins de ocorrência e outras questões relacionadas à situação de violência.

Além desses serviços, o CRAM oferece diversos cursos profissionalizantes, com o objetivo de promover a independência financeira das mulheres. Esses cursos já beneficiaram mais de 7 mil mulheres, proporcionando-lhes novas oportunidades no mercado de trabalho.

A coordenadora de Políticas Públicas, Simone Ferreira, destaca a importância do atendimento integral oferecido pelo CRAM. “Aqui, fazemos de tudo para acolher e suprir as necessidades imediatas das mulheres, oferecendo todo o suporte necessário”, afirmou.

Postagens relacionadas

Vasco abre vantagem, mas cede empate ao Melgar pela Sul-Americana

Queda no preço dos alimentos pode levar à redução dos juros, diz Tebet

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção