Neste sábado (29), a Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) comemorou a formatura das participantes dos cursos de Corte e Costura e Operadora de Computador. Com duração de três meses, as capacitações tiveram como objetivo profissionalizar as mulheres, oferecendo-lhes novas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho ou, até mesmo, desenvolver interesses pessoais. A iniciativa visa promover a independência financeira, empoderar as mulheres e proporcionar uma maior estabilidade econômica e social, ampliando suas possibilidades e combatendo a vulnerabilidade.
A profissionalização é essencial para a inserção no mercado de trabalho, possibilitando melhores condições de vida e maior estabilidade financeira. Cursos como esses oferecem conhecimento prático e teórico, permitindo que as participantes adquiram novas habilidades, seja para garantir uma renda ou para enriquecer suas vidas com novos conhecimentos.
A importância da profissionalização feminina vai além da independência financeira, também é uma questão de empoderamento e igualdade. Quando uma mulher tem acesso à educação e qualificação profissional, ela amplia suas possibilidades de atuação, reduz sua vulnerabilidade econômica e fortalece sua posição na sociedade.
Alana Gabriela também aproveitou a oportunidade e se matriculou no curso de Operadora de Computador. “Achei uma oportunidade bem legal, aprendi bastante coisa e o professor foi bem paciente na hora de ensinar a gente”, destacou.
Adna Cardoso participou do curso de Corte e Costura para aprender um novo hobby. “Achei uma forma bacana de passar o tempo. Sempre é bom aprender algo novo e, agora, posso costurar e tentar fazer algumas peças de roupa”, contou a aluna.
A subsecretária Fausta Vasconcelos ressaltou a importância da iniciativa. “Aqui, a gente sempre busca dar mais oportunidades para que as mulheres se profissionalizem, conquistem uma renda e sejam independentes. Hoje, fico muito feliz de ver essas mulheres se formando e aprendendo coisas novas”, afirmou.
Fotógrafa: Merlin Pires/PMM