A Prefeitura de Macapá aderiu à campanha “Leão amigo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa”, uma realização do Ministério Público do Estado do Amapá, coordenada pelos Centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude, da Ordem Tributária e da Cidadania, em parceria com diversas instituições.
O objetivo é designar até 6% do imposto devido ou restituído para fundos que apoiam causas importantes. A população pode destinar 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo dos Direitos do Idoso (FDI) diretamente na declaração do imposto.
O instituto Acolher Macapá, é um projeto que promove através do esporte, recreação e lazer um trabalho social para 145 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que moram em áreas de ressaca e que poderão receber a doação por meio da campanha, resultando na transformação de vidas e incentivando a defesa dos direitos que contribuem para uma sociedade mais inclusiva, consciente e sustentável.

“Essas entidades desenvolvem tarefas essenciais às crianças, adolescentes e idosos, um público que sabemos que necessitam de todo cuidado e acessibilidade a atividades aliadas ao bem-estar físico e mental. Esta campanha é um estímulo para a continuação deste trabalho”, afirmou Mayla Carvalho, secretária municipal de assistência social.
O aumento do montante de valores arrecadados terá um impacto positivo no fomento das políticas públicas destinadas a este público. Seu Imposto Renda pode ajudar diretamente crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade de Macapá.
Aylla Mayara Trindade de Deus, de 7 anos, participa das atividades do instituto, recebendo aulas de reforço e também praticando a modalidade badminton, esporte semelhante ao tênis de quadra.
“Eu gosto muito de vim pra cá, brincar e me divertir com os amigos que fiz aqui. Quero ficar até quando eu crescer”, disse a criança.