A Educação é uma das prioridades da Prefeitura de Macapá, e neste sentido, o prefeito Dr. Furlan vem trabalhando na ampliação desses espaços, uma vez que, a demanda da população estudantil em busca de vagas na rede municipal, tem aumentado a cada ano, tanto na zona urbana quanto, quanto no campo. Ouvindo os pedidos dos moradores do bairro Morada das Palmeiras, Dr. Furlan entregou nesta sexta-feira (28), o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental Açaituba.
A instituição tem capacidade para atender, nos turnos da manhã e tarde, um total de 580 alunos. A Estrutura física conta com 12 salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), pátio para atividades recreativas e pedagógicas, cozinha equipada para alimentação escolar, dependências administrativas (direção, secretaria e coordenação pedagógica), biblioteca, banheiros adaptados para Educação Infantil e Ensino Fundamental, entre outros ambientes.


Para a moradora Andréia Tolentino, de 43 anos, mãe do estudante Otávio José, de 5 anos, ter a escola próxima à sua residência facilita muito a vida dela e da família.
“É uma grande alegria estarmos hoje na inauguração da nossa escola. Meu filho vai estudar próximo de casa e eu terei mais tempo para acompanhar a educação dele. A comunidade da Zona Norte, do bairro Morada das Palmeiras está muito feliz porque estamos sendo presenteados com essa unidade escolar, que ainda não existia no bairro”, destacou a mãe do pequeno Otávio.
Madson Millor, secretário municipal de educação, ressaltou o aumento significativo das famílias macapaenses em busca de vagas na rede de ensino do município.
“Isso é resultado de um trabalho de excelência que a educação vem desenvolvendo, e que reflete nos índices de aprendizado, destacando a capital Macapá, como uma daquelas que mais avançou nos indicadores de ensino do país”, enfatizou Millor.


Na ocasião, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou a importância do nome da Unidade de Ensino, homenagear Carlos José Gomes da Silva, mais conhecido como Açaituba, agradecendo a fala de Karina Mendonça, filha do homenageado.
“É uma forma de imortalizar a memória dessa pessoa que muito fez pelos mais carentes e que deixou um legado para seus filhos, e a todos que o amavam. Esse centro de Educação vai formar muitos cidadãos, e o nome Açaituba vai permanecer vivo em todos nós”, disse o prefeito.


Francisco Gomes da Silva, 75 anos, irmão do homenageado falou do momento com gratidão e orgulho.
“Eu me sinto feliz e ao mesmo tempo, orgulhoso pelo reconhecimento do trabalho do meu irmão que muito lutou pelas causas dos mais carentes, enquanto esteve nesta terra”, disse Francisco, muito emocionado.
O Centro de Educação terá profissionais treinados em suas áreas de atuação, desempenhando tarefas diversas, para atendimento aos alunos e comunidade escolar. A proposta pedagógica da unidade está pautada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa, inclusiva e integral dos alunos.
O período de matrículas e transferências, na unidade é de 1º a 4 de abril, de forma presencial, no horário de 8h às 14h.


Histórico do Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental Açaituba
O nome da Unidade de Ensino, homenageia Carlos José Gomes da Silva, mais conhecido como AÇAITUBA. Ele nasceu no dia 30 de maio de 1960, na cidade Macapá, no Amapá. Seus pais, Severino Avelino da Silva e Albertina Gomes da Silva. Era o penúltimo filho de nove irmãos. Foi casado com Maria de Fátima Vicente, com a qual teve cinco filhos. Sempre dedicado às causas sociais, sobretudo na questão habitacional, dedicou grande parte de sua vida a ajudar os mais carentes e os menos favorecidos. Era conhecido pela maioria dos amapaenses por sua incansável luta habitacional.
Açaituba faleceu em 16 de agosto de 2024. Sua morte causou grande comoção àqueles que o amavam e tinham por ele, grande gratidão pelo que fez em benefício do povo, durante toda a sua vida.
A unidade de ensino que leva seu nome está localizada na Avenida Açaí, nº 334, bairro Morada das Palmeiras (ao lado da Igreja São Paulo VI).