O 1º Feirão Casa Macapá, programa que visa garantir o valor de entrada para a aquisição da casa própria, acontece neste sábado (28), das 10h às 17h, e será a grande chance para centenas de famílias macapaenses realizar esse sonho.
Para participar do feirão e realizar o cadastro no programa, o beneficiário terá que ter em mãos alguns documentos originais e atualizados, são eles:
- Comprovante de Residência (máximo com 60 dias de vencimento);
- 1. Renda formal: contra-cheque (últimos 3 meses)
- 2. Renda Informa: extratos de contas correntes detalhado ou faturas de cartão de crédito detalhadas dos últimos 3 meses.
- CPF e RG ou (CNH) e Certidão de Nascimento;
- Comprovante do Estado Civil (Certidão de Casamento ou Certidão de Divórcio ou Declaração ou Reconhecimento de união estável certificados em cartório)
Outros critérios incluem não ter sido beneficiado em outro programa habitacional em qualquer esfera: municipal, estadual ou federal, além disso é necessário possuir comprovação de renda formal ou informal de no máximo R$ 4.700 mil (quatro mil e setecentos reais).
Durante o evento, os interessados terão à disposição guichês de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para apresentação da documentação e da Caixa Econômica Federal, que poderá autorizar o consórcio para o financiamento do imóvel e já sair de lá com o contrato assinado da sua casa própria.
O Feirão faz parte de mais uma edição do Casa Macapá, programa pioneiro no Brasil, sendo uma referência na concessão de subsídios econômicos para aquisição de casas financiadas com recursos de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e que vem revolucionando a vida das famílias macapaenses que não possuem residência própria.
O Casa Macapá faz parte do programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, que amplia o acesso a políticas habitacionais. Outro incentivo dado pelo Governo Federal é a taxa de juros de apenas 4% ao ano para a região Norte, onde existe um maior déficit habitacional em relação ao resto do país.
Nesta edição, os recursos são fruto de emenda parlamentar do deputado federal Acácio Favacho, que destinou R$ 29 milhões para que as famílias tenham garantido o valor de entrada dos entrada dos imóveis.