BALANÇO : HU-Unifap realizou cerca de 70 mil consultas, cirurgias e exames em 2024

Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apresentou um balanço positivo das atividades em 2024, refletindo o crescimento e a ampliação de serviços assistenciais, acadêmicos, de pesquisa e de inovação. Ao longo do ano, a unidade realizou aproximadamente 70 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias. Atualmente, a instituição conta com 90 leitos para adultos, sendo 50 clínicos, 30 cirúrgicos e 10 intensivos.

Entre os serviços, o HU-Unifap registrou 24.871 consultas ambulatoriais, 14.636 consultas médicas, 3.677 exames (incluindo exames de imagem e laboratoriais) e 1.573 cirurgias, com destaque para procedimentos nas áreas de cirurgia geral, urologia, ginecologia e coloproctologia. A instituição também realizou 5.086 atendimentos nas áreas de fisioterapia, psicologia e enfermagem. As sessões foram focadas no atendimento integral e multiprofissional do paciente, com ênfase em tratamentos musculoesqueléticos, neurológicos, cardiorrespiratórios e endócrinos.

De acordo com o superintendente do HU-Unifap, Marcos Roberto Lima, 2024 foi um ano marcado por grandes avanços no hospital universitário, com a aquisição de aparelhos de tomografia e ressonância e a realização de cooperação técnica com universidades e instituições nacionais e internacionais. Além disso, a sustentabilidade foi uma pauta transversal em todas as ações da instituição. “Compramos energia de mercado aberto e instalamos automação predial com desligamento de setores para economia de energia. Além disso, implantamos coleta seletiva de resíduos e criamos mecanismos para consumir água de forma mais consciente”, destaca.

Ensino

Em 2024, conforme explica Thiago Afonso, chefe do Setor de Gestão do Ensino, o HU-Unifap qualificou 228 alunos de Medicina, 121 de Fisioterapia, 111 de Enfermagem, 13 de Farmácia, 3 de Biologia, 3 de Ciência da Computação, 3 de Jornalismo e 30 médicos-residentes. “Todos os acadêmicos ingressam no HU-Unifap através dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, a Unifap”, garante.

Afonso ressalta que a instituição possui parcerias científicas com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Huazhong, da China, a Universidade Basel, na Suíça, e a farmacêutica Novartis, além de colaborações com instituições de saúde, como o Hospital Sírio Libanês, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

As pesquisas do hospital incluem estudos sobre doenças tropicais na Amazônia, o desenvolvimento de fármacos com produtos amazônicos, saúde sexual masculina, bioética hospitalar, farmacovigilância e segurança do paciente, além da análise de marcha em pacientes em reabilitação. “Em 2024, desenvolvemos 25 projetos de pesquisa, publicamos 14 artigos científicos e temos outros em processo de aprovação. Também instalamos nosso Comitê de Ética em Pesquisa, que é membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), com projetos encaminhados pela Plataforma Brasil”, afirma Afonso.

Gestão de pessoas

Segundo a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), o HU-Unifap conta com uma equipe administrativa composta por 657 profissionais, que atuam de maneira integrada para garantir o funcionamento e a qualidade dos serviços oferecidos pelo hospital universitário.

Os trabalhadores passam por diversos treinamentos ao longo do ano, que inclui capacitações, cursos e workshops, com o objetivo de aprimorar suas habilidades e garantir a excelência no atendimento aos usuários do SUS. Esse compromisso com a formação contínua visa melhorar os serviços prestados, atendendo cada vez melhor às necessidades da população e acompanhando as inovações da área da saúde.

Perspectivas para 2025

Para o ano de 2025, o HU-Unifap seguirá em expansão. Entre as metas, estão a ampliação do centro de simulação realística, a inauguração de novas unidades assistenciais, como a pediátrica e de hemodiálise, e o aumento da capacidade cirúrgica, com a inclusão de novas especialidades. A equipe também trabalha na conclusão de um parque tecnológico de imagens e no avanço de programas de residência médica e multiprofissional em saúde.

Clodoaldo Tentes, gerente de Atenção à Saúde, enfatiza que os avanços têm o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados e garantir uma ampliação contínua no atendimento à população do SUS. “Nosso compromisso é continuar aprimorando os atendimentos e ampliando o acesso aos cuidados de saúde, com foco na excelência”, conclui.

 

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Postagens relacionadas

Pescaria na Praça Floriano Peixoto terá competição de maior peixe do dia

Lady Gaga deve chegar ao Brasil hoje para show em Copacabana com noivo bilionário

Apagão em Portugal e Espanha foi causado por fenômeno atmosférico raro