Em mais uma ação de fortalecimento e melhoria dos serviços de saúde, o Governo do Amapá avança na segunda etapa das obras de ampliação do Hospital de Santana (HES). As frentes de trabalho já concluíram a etapa da concretagem das fundações e atuam nas instalações externas de esgoto e água pluvial. A iniciativa integra o Plano de Governo, que prevê a reestruturação da saúde pública em todo o Estado.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e o projeto contempla a construção de três novas salas cirúrgicas, onde serão realizadas cirurgias gerais, eletivas e de emergências. O complexo também terá um centro obstétrico com um banco de leite humano ligado à maternidade, um novo ambulatório para consultas médicas e uma central de material esterilizado.
Frentes de trabalho concluíram a etapa das fundações e seguem em outras frentesFoto: Jhon Martins/GEA
A área externa será contemplada com paisagismo e estacionamento, que foi planejado para receber, servidores, usuários e acesso de entrada e saída de ambulâncias, de forma organizada e estratégica.
“A parte de urbanização da obra foi toda projetada para atender, da maneira mais confortável possível, pacientes que estão na estrutura hospitalar atual e que vão precisar do Banco de Leite. Fizemos toda uma adequação para garantir um fluxo eficiente desse público e também de todos que buscarem atendimento na unidade”, detalhou o engenheiro civil e encarregado da obra, João Xavier.
Ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf)Foto: Jhon Martins/GE
As atividades ocorrem em todos os espaços de apoio do centro obstétrico e salas do banco de leite, incluindo a esterilização, coleta e repouso. A próxima fase será a execução da estrutura metálica e a cobertura que vai demandar uma extensa frente de serviço para 2025, período em que, conforme o planejamento, irão ocorrer as instalações e divisórias internas para que a obra seja entregue até o final do ano.
Investimentos
O Governo do Amapá vem investindo em novos equipamentos de imagem para a modernização e ampliação da capacidade de atendimento da rede estadual pública de saúde. Em dezembro de 2023, o governador Clécio Luís realizou a entrega da primeira etapa da obra com novo pronto atendimento adulto e infantil, enfermarias e UTI.
Além disso, em junho, o Hospital Estadual de Santana (HES) recebeu do Governo do Estado, um novo raio-x fixo, com capacidade para realizar cerca de 100 exames diariamente.
As equipes atuam nas instalações externas de esgoto e água pluvial