Lar Amapa A Prefeitura de Macapá realizou o 1º Seminário de Prevenção à Violência e ao Abuso de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital

A Prefeitura de Macapá realizou o 1º Seminário de Prevenção à Violência e ao Abuso de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital

O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal da Família (SEMFA), em parceria com a organização não governamental (ONG) ChildFund Brasil.

por admin
0 comentário

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Macapá realizou o 1º Seminário de Prevenção à Violência e ao Abuso de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal da Família (SEMFA), em parceria com a organização não governamental (ONG) ChildFund Brasil.

O principal objetivo da capacitação foi fortalecer os conhecimentos de profissionais envolvidos na formulação, implementação e fiscalização de políticas públicas voltadas à proteção infantojuvenil. Durante o seminário, as palestras também abordaram estratégias para a gestão dos riscos associados aos ambientes digitais, cada vez mais presentes no cotidiano das famílias em todo o mundo.

 

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, entre janeiro e abril de 2023, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou mais de 17 mil casos de violações sexuais contra crianças e adolescentes.

Com a explosão da tecnologia na virada do século 21, o acesso a dispositivos digitais e à internet tornou-se amplamente disseminado, impactando crianças e adolescentes de forma intensa. Essa geração, muitas vezes, está mais familiarizada com o universo virtual do que a geração de seus próprios pais, o que exige maior atenção e preparo por parte de toda a sociedade, como explica o Dr. Maurício Cunha, diretor nacional da ChildFund Brasil.

“Infelizmente, a internet, apesar de ser um ambiente de muitas possibilidades positivas, também se tornou um espaço de extrema violência contra a criança quando não é devidamente supervisionada. Estamos trazendo metodologias e ensinando famílias e os atores dos sistemas de garantia de direitos sobre como proteger nossas crianças e adolescentes no ambiente digital”, afirma.

 

O seminário integra o calendário de ações da SEMFA voltadas ao bem-estar familiar e à proteção da criança e do adolescente, pilares essenciais da gestão.

A secretária municipal da Família, Juracy Alencar, destacou a importância do seminário para reforçar os cuidados que muitas vezes são negligenciados devido à indisponibilidade dos pais e responsáveis.

“Hoje em dia, é muito fácil ter acesso a um celular, e isso, por si só, não é um problema. O que debatemos aqui foram os cuidados necessários para convivermos com a parte boa da tecnologia, que nos informa e mantém conectados, mas sempre com responsabilidade e com os limites que devem ser impostos às crianças e aos nossos jovens”, concluiu.

você pode gostar

Deixe um comentário