Após o período de limpeza e desinfecção da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) foi iniciado na tarde desta segunda-feira (25), o processo de transferência de 18 bebês internados na unidade neonatal.
A primeira paciente a ser transferida foi uma menina que nasceu no dia 14 de novembro, com apenas 27 semanas de gestação e pesando somente 1 quilo. Toda a fragilidade desses pequenos exige uma grande mobilização de toda a equipe, que precisa estar muito bem alinhada para fazer a movimentação dos bebês.
Pâmela Barbosa, fisioterapeutaFoto: Gabriel Maciel/Sesa
A fisioterapeuta Pâmela Barbosa fez parte da equipe que realizou as transferências, e contou um pouco da rotina intensa de monitoramento dos bebês.
“Hoje nós estamos fazendo a mudança de UTI, da antiga para essa nova. É muito importante para a gente que agora contamos com equipamentos novos e uma estrutura adequada que trás um grande benefício para os nossos prematuros, que precisam de muito suporte. Hoje é um dia corrido para todo mundo, porque é difícil trazer um por um, exige sincronia de toda equipe para garantir a segurança das transferências, porque eles são muito frágeis. Acredito que agora a gente vai receber muito melhor os nossos prematuros, e só tenho a agradecer ao Governo do Estado por essa oportunidade, por trazer esse suporte para a gente que é tão significativo”, relatou Pâmela.
Primeira transferência foi de uma bebê que nasceu apenas de 27 semanasFoto: Gabriel Maciel/Sesa
A enfermeira Fabiane Lopes atua há 10 anos na UTI neonatal, e diz que os investimentos do Governo do Amapá são essenciais para poder garantir a evolução dos prematuros, o ganho de peso, e uma melhor assistência para eles.
Fabiane Lopes, enfermeira da UTI NeonatalFoto: Gabriel Maciel/Sesa
“Precisávamos dessas melhorias, que somada a toda expertise da equipe nos garante indicadores melhores, então agora com essa nova UTI, graças a Deus, nós vamos poder propiciar aos nossos recém-nascidos e nossos clientes uma melhor assistência, uma assistência realmente de excelência”, garantiu a profissional.
Nova UTI Neonatal
Após 71 anos desde a inauguração do prédio, a entrega de uma etapa da reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia pelo Governo do Amapá trouxe avanços significativos para o atendimento na maternidade, especialmente pela alta demanda que a unidade enfrenta.
A Nova UTI possui 32 leitos do tipo incubadoras e berços aquecidos. Cada leito possui monitores multiparâmetros e bombas de infusão. As equipes contam também com carrinho de anestesia e um moderno venoscópio, que auxilia na punção de veias.
Nova UTI neonatal conta com incubadoras e berços aquecidosFoto: Gabriel Maciel/SesaFoto: Gabriel Maciel/SesaTransferências iniciaram na tarde desta segunda-feira, 25.Foto: Gabriel Maciel/SesaTransferência dos bebês contou com uma equipe multiprofissionalFoto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoTransferências exigem sincronia de toda equipe