Governo do Amapá adquire ‘caça veias’, modernos aparelhos que possibilitam maior precisão em procedimentos venosos nos recém-nascidos

Entregue pelo Governo do Amapá, a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) está equipada com todos os aparelhos necessários para uma assistência completa e de qualidade para os bebês prematuros que nascem na unidade hospitalar. Um deles é o venoscópio, que localiza e destaca com precisão as veias dos pacientes.

Para quem precisa se submeter frequentemente a qualquer procedimento que envolva introduzir uma agulha em uma veia, a experiência pode ser traumática. E para pacientes bebês essa preocupação é ainda maior.

Aparelho é portátil e garante a segurança dos procedimentosFoto: Nayana Magalhães/GEA

O aparelho portátil garante mais segurança para a equipe multiprofissional, que consegue diminuir o número de tentativas para localizar veias para a administração de medicamentos e levar nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos recém-nascidos. Para a enfermeira da UTI Neonatal, Raquel Paes, os ganhos com a tecnologia são evidentes.

Raquel Paes, enfermeira da UTI NeonatalFoto: Gabriel Maciel/Sesa

“É um aparelho que facilita muito na rotina de atendimento. Os bebês que vem para a UTI neonatal são muito pequenos e frágeis e com uma pele sensível, o que torna localizar as veias um desafio, com o aparelho essa tarefa fica mais fácil, e a possibilidade de erro e de precisar furar essa criança mais de uma vez é menor”, explicou a profissional.

O venoscópio, também conhecido como transiluminador cutâneo, funciona através da projeção de luzes sobre a pele, destacando as veias em cores. O procedimento passa a ser mais seguro, evitando punções mal sucedidas, e mais econômico, reduzindo o custo dos materiais descartáveis.

Com as veias destacadas o profissional sabe o local exato que deve ser feito a punçãoFoto: Nayana Magalhães/GEANova UTI Neonatal

Após 71 anos desde a inauguração do prédio da maternidade, a entrega de uma etapa da reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia pelo Governo do Amapá trouxe avanços significativos para o atendimento na maternidade, especialmente pela alta demanda que a unidade enfrenta. Nesta sexta-feira, 22, a população recebeu uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 32 leitos e um ambiente para o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) totalmente revitalizado.

Postagens relacionadas

DESENVOLVIMENTO REGIONAL No Amapá, Waldez Góes assina Ordem de Serviço de R$ 45 milhões para obras na Orla de Santana

‘Nascimento de uma nova maternidade’, destaca governador Clécio Luís ao entregar nova UTI Neonatal do Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Governo do Estado lança 1ª Corrida do Detran Amapá para conscientizar população sobre paz no trânsito