Neste sábado (23), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou a Ordem de Serviço (OS) que autoriza a construção da Rampa Náutica do Araxá, um novo equipamento que visa melhorar o acesso ao Rio Amazonas e incentivar o turismo esportivo aquático.
A obra facilitará a prática de esportes aquáticos e o lazer dos amapaenses, além de ser mais um cartão postal da cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico da região.
Neto Texana, representante dos esportes motonáutica e jet ski, destacou a importância de um espaço adequado para a prática esportiva e de lazer. Ele também mencionou que 90% das motos aquáticas estão na capital e lembrou que os pilotos precisam ir até o rio Matapi, em Santana, a 17 km de Macapá.
‘’Sentimos essa necessidade há muito tempo de ter um lugar próprio. Temos que ir até o Matapi, mas o trajeto é longo. Se temos o maior rio do mundo, por que não praticamos o esporte aqui no Rio Amazonas?’’, fez o questionamento.
O esportista ainda reforçou que a modalidade poderá ser praticada com segurança, oferecendo um passeio de qualidade, regulamentado e organizado.
Esportes Aquáticos
Macapaenses apaixonados por kitesurf, jet ski, wakeboard, triatlo, caiaque, entre outras modalidades, terão um novo espaço para acesso ao Rio Amazonas.
Os nadadores Osmando Brasileiro e Tania Pombo destacaram a necessidade de uma rampa em boas condições, com estrutura adequada para facilitar a entrada no rio. Eles expressaram satisfação com a nova ordem de serviço na orla, agora voltada para os praticantes de esportes náuticos.
‘’Nadamos neste maravilhoso rio e sempre sentimos falta de uma rampa de concreto que ofereça maior segurança. Além disso, há a necessidade de sinalização e a presença de guarda-vidas para prevenir acidentes. Esse cuidado seria fundamental tanto para nós, nadadores, quanto para os banhistas’’, afirmou Osmando.
Atualmente, o caminho desses nadadores no rio é feita por meio de uma rampa de madeira.
A ordem de serviço dessa obra faz parte do cronograma do Festival de Fim de Ano, promovido pela Prefeitura de Macapá.
‘’A Rampa Náutica do Araxá terá uma estrutura adequada para os esportistas. Isso certamente fortalecerá o turismo e a economia local. Além disso, possibilitará que o Corpo de Bombeiros Militar utilize o local para ações de busca e salvamento’’, enfatizou o prefeito Dr. Furlan.
O investimento é no valor de R$677.453,58 (seiscentos e setenta e sete mil, quatrocentos e cinquenta e três reais e cinquenta e oito centavos), oriundo do Tesouro Municipal.
A nova rampa terá aproximadamente 40 metros de extensão e contará com guarda-corpo, jardim, calçamento e iluminação em LED.
A obra faz parte do projeto turístico Orla Viva, que tem como objetivo integrar lazer, esporte, entretenimento e turismo nas margens de Macapá.