Após a reconstrução e ampliação da Escola Estadual Sebastião Cordeiro Sena pelo Governo do Amapá, os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da comunidade de Corre Água, na Zona Rural de Macapá, passaram a ser atendidos com mais qualidade.
É o que afirma a professora Maria Conceição Maciel, de 48 anos, que ministra aulas para estudantes do 6º ano que necessitam de atendimento especializado, como pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Trabalhando há quatro anos na unidade de ensino, ela conta que parte da evasão que existia era devido à falta de ambiente adequado e de material.
professora Maria Conceição MacielFoto: Arquivo pessoal/Conceição Maciel
“Uma grande felicidade na minha vida profissional é poder dar aulas e exercer minha profissão em um ambiente compatível as necessidades dos alunos. Não tínhamos muito o que fazer por nossos alunos especiais, a Educação Especial não tinha um lugar adequado e os alunos faltavam muito. Agora ir para a escola é maravilhoso”, destacou Maria.
Atualmente a unidade conta com três salas de aulas; sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado; biblioteca; três salas administrativas; refeitório; quatro banheiros; espaço de convivência e alojamento para os profissionais da educação. Além disso, foram contratadas duas cuidadoras que ajudam os alunos que têm limitações físicas e cognitivas.
Localizada na comunidade de Corre-Água, a escola Sebastião Cordeiro Sena oferta o ensino fundamental modular, do 6º ao 9º ano, e recebeu a intervenção por meio de recursos do Tesouro Estadual, com fortalecimento do acesso ao ensino na região rural de Macapá. A reforma atuou nas estruturas físicas e elétrica, recebendo desde a substituição de paredes de madeiras por alvenaria, até o calçamento, construção do muro e limpeza geral do terreno.