Prefeitura inicia oficina de audiovisual para jovens e adultos na Zona Sul de Macapá

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), realiza uma oficina de audiovisual destinada a pessoas interessadas a partir de 14 anos. A capacitação iniciou nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 20 de novembro no Centro Comunitário Profissionalizante do Congós na Zona Sul.

Oficina é realizada em parceria com a produtora Amazônia Filmes e a Associação dos Profissionais de Audiovisual do Amapá (AAAP), com objetivo de oferecer conhecimentos básicos sobre produção e edição audiovisual.

A cantora Brenda Chrysti se inscreveu na oficina para aprender técnicas e usar na produção de seus clipes e na divulgação de seu trabalho.

 

 

“A oficina iniciou hoje com a parte de roteiro e todo esse conhecimento vai ser muito útil. Aqui também temos profissionais de diversas áreas e tudo isso vai somar para o aprendizado ser completo”, disse.

Além de oferecer uma introdução aos conceitos básicos de filmagem, edição e roteirização, a oficina também visa estimular o interesse pelo cinema e pela produção audiovisual, abrindo portas para futuras oportunidades no setor cultural.

O empresário Getúlio Barreto é pioneiro no setor do audiovisual, ele possui uma produtora e já atua há mais de 30 anos no mercado como videomaker e produtor. Para ele, se manter atualizado é importante e por isso está participando da capacitação.

 

 

Na parte prática da oficina, os alunos aprenderão a produzir vídeos utilizando equipamentos acessíveis, como seus próprios celulares, e a criar curtas-metragens que reflitam a cultura e as vivências da comunidade.

O presidente da AAAP, Marcelo Lima, destaca a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é expandir o conhecimento no audiovisual e levá-lo para dentro da comunidade”, destacou.

 

Ao final da oficina, haverá uma exibição dos vídeos produzidos, aberta à comunidade, seguida de uma discussão sobre os vídeos e as histórias por trás deles. Esta atividade tem a intenção de trazer interação entre a comunidade e os jovens e criar um espaço de diálogo e valorização das experiências locais.

O secretário da Semtradi, Waldeir Ribeiro, ressalta o impacto positivo da oficina na comunidade.

“Esta ação não só capacita os participantes para o mercado, mas também fortalece os laços comunitários. A exibição dos vídeos produzidos será um momento de celebração e reflexão, onde a comunidade poderá interagir e discutir as histórias contadas pelos jovens”, ressaltou.

Postagens relacionadas

Período de rematrícula na rede municipal de ensino de Macapá segue até 29 de novembro

Prefeitura de Macapá participou da 15ª edição do projeto Rio Amazonas: Limpo e Saudável

Moradores do bairro Murici, na Zona Sul da capital, celebram a melhoria na infraestrutura com pavimentação em nove vias