Nesta segunda-feira (11), as equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZUR) estiveram em quatro pontos estratégicos da capital, atuando na limpeza de cursos d’água e bueiros. O trabalho faz parte do Plano de Inverno, implementado pela Prefeitura de Macapá como medida preventiva contra enchentes, comuns no período chuvoso na cidade.
O foco dos serviços está na desobstrução e na retirada de entulhos acumulados nas galerias. Os verdinhos têm atuado nos córregos das avenidas 13 de setembro e Ben-Hur Corrêa Alves, no bairro Muca, e na Bacia das Pedrinhas, que anualmente transborda e alaga os bairros ao redor.
Segundo dados de 2023 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Macapá já registrou índices de chuva superiores à média histórica, com 144,1 milímetros (mm), enquanto a média era de 96,3 mm. Esse aumento intensifica a necessidade de ações preventivas para 2024.
Valdeci Freitas, de 56 anos, morador da passarela José da Paula Lobo, no bairro Muca, avaliou positivamente a limpeza realizada próximo à sua residência. “Aqui sempre que chove, alaga. É ótimo ver os verdinhos colaborando nessa limpeza, que antes era feita pela gente. Só temos a agradecer”, relata o munícipe, que reside na passarela há 33 anos.
O secretário da SEMZUR, Helson Freitas, esteve presente na limpeza da Bacia das Pedrinhas nesta segunda-feira. Ele destaca que a secretaria tem disponibilizado, além dos verdinhos devidamente equipados, uma balsa e uma retroescavadeira para auxiliar as equipes na desobstrução.
“Aqui são anos de abandono, uma área completamente ocupada por lama, resíduos e vegetação. Infelizmente, parte da população ainda insiste em descartar resíduos nos canais e bueiros, e um dos locais onde esses resíduos se acumulam é aqui. Sempre pedimos a colaboração dos munícipes na manutenção e no cuidado com o próprio lixo”, conta.
A SEMZUR disponibiliza dois canais de ouvidoria para que a população ajude no trabalho de manutenção dos espaços públicos:
Ouvidoria da SEMZUR: WhatsApp (96) 99132-5389.
Através deste canal, os munícipes podem informar sobre lixeiras viciadas e descartes irregulares em vias, canais e logradouros.
Descarta Treco: WhatsApp (96) 98125-1151.
Essa ferramenta auxilia na retirada de móveis, eletroeletrônicos e outros objetos domésticos não utilizados.
A secretaria também oferece atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no prédio da instituição, localizado na Av. Maria Quitéria, 317, bairro Trem.