22ª edição da Caravana Rural atende duas mil famílias de comunidades do Amapá

A Caravana de Atendimento Rural Integrada nas comunidades do Amapá, em sua 22ª edição, atendeu cerca duas mil famílias de comunidades do município de Calçoene, oferecendo serviços de regularização fundiária, assistência técnica e outros atendimentos essenciais para os produtores rurais.

Durante a 22ª edição da Caravana – ocorrida de 22 a 25 de outubro de 2024, no município de Calçoene -, as atividades foram realizadas por cerca 50 servidores de 10 órgãos parceiros, principalmente do Governo Federal, Governo do Estado do Amapá e Prefeitura Municipal de Calçoene.

As ações da Caravana visam a promoção do desenvolvimento sustentável e fortalecendo a agricultura familiar nas áreas rurais do estado.

E nessas atividades da Caravana as ações se adaptam à realidade de cada comunidade visitada. Em Calçoene, por exemplo, os atendimentos foram realizados no Mercado Multiuso do assentamento Lourenço e à beira do rio no assentamento Carnot, ajustando-se aos recursos locais e reforçando o vínculo com a população. As atividades encerraram-se no Mercado Municipal de Calçoene – um espaço importante para o cotidiano dos moradores, o que fortaleceu ainda mais essa relação com a comunidade.

O superintendente do Incra no Amapá, Gersuliano Pinto, destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento rural do estado. “A caravana é um exemplo de como podemos levar apoio real e acessível para os produtores rurais. Adaptamos nossos serviços a cada localidade para garantir que todos tenham acesso aos programas de regularização fundiária e assistência técnica, reforçando a autonomia das famílias e incentivando o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse.

Iniciada pelo Sebrae Amapá, as ações da caravana contaram nessa 22ª edição com profissionais, além do Incra e da Prefeitura Municipal de Calçoene, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Instituto de Terras do Amapá (Amapá Terras), Banco da Amazônia (BASA).

Caravanas
As ações da Caravana de Atendimento Rural Integrada do Amapá até o momento atenderam cerca de 60 comunidades em diversos municípios do estado. E a previsão é de alcançar 30 edições e atender mais de cinco mil pessoas até o final do ano de 2024.

Assim, a caravana se consolida como uma ação essencial para o desenvolvimento rural no Amapá. A iniciativa, que leva atendimento individualizado e palestras informativas, promove uma agricultura mais organizada e sustentável, com forte valorização das alternativas e práticas locais, fortalecendo a autonomia das famílias do campo.

Postagens relacionadas

Por unanimidade, vereadores aprovam contas do Prefeito Dr. Furlan.

Mazagão anuncia festa para celebrar os 109 anos de criação do município

O Governo do Amapá alerta que a partir desta sexta-feira, 15, inicia o período de defeso de 21 espécies de peixes