Para oferecer um ambiente reconfortante e adequado aos familiares e amigos que irão prestar suas homenagens, neste sábado (2), Dia de Finados, a Prefeitura de Macapá estará, das 6h às 19h, com equipes nos três cemitérios da cidade para dar apoio e manter os locais limpos e organizados.
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) é a responsável pelos espaços e atua com equipes de apoio na localização de sepulturas, limpeza instantânea, com garis espalhados desde a entrada até o final dos ambientes.
Também foram dispersas lixeiras ao longo do cemitério e um carrinho coletor esvaziando as lixeiras. Caixas d’água foram colocadas para a higienização de túmulos e carros pipas estavam de prontidão para abastecer em caso de incidentes com fogo.
A pedagoga Charliane Gurjão e sua irmã Milly Santos, dona de casa, foram ao cemitério São José prestar homenagens aos seus entes queridos.
“É um momento de muita emoção e saudade. Ver o cemitério bem cuidado nos dá um pouco de conforto, sabendo que nossos familiares estão em um lugar digno”, disse Charliane. Milly complementou, “a organização e limpeza fazem toda a diferença. Agradecemos à prefeitura por esse cuidado.”
A Semzur também disponibiliza equipes para auxiliar munícipes com dificuldades para encontrar a sepultura de seus entes queridos. Para isso, basta procurar a administração do cemitério e informar o nome ou a data de falecimento da pessoa sepultada. Os servidores fazem a busca no sistema ou lista manual e informam a localização exata.
O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, destacou a importância do trabalho realizado pela prefeitura para o Dia de Finados.
“É um trabalho que iniciamos no começo de outubro, sabíamos que o número de visitantes ia ser grande e hoje temos, nos três cemitérios, mais de 60 homens espalhados, mais de 60 lixeiras, 20 contêineres e 16 tanques de água, destacou.
Para fomentar a economia no Dia de Finados, a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e a Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) organizaram os empreendedores nos arredores dos cemitérios com a comercialização de produtos.
No cemitério Nossa Senhora da Conceição, a empreendedora Ana Carvalho estava vendendo velas, flores e alimentos. Ela falou da importância da organização e apoio das secretarias.
“Essa é uma oportunidade importante para nós, pequenos empreendedores. A organização do espaço e o apoio da prefeitura são fundamentais para podermos trabalhar com tranquilidade e oferecer nossos produtos aos visitantes”, afirmou Ana.
Foram cadastrados no total 185 empreendedores dos mais diversos segmentos, entre artigos ornamentais, alimentos e bebidas. Todos foram alocados em pontos estratégicos e conforme o número de vagas disponíveis em cada cemitério.
O secretário da Semtradi, Waldeir Ribeiro, ressalta a importância deste momento tanto para o empreendedorismo local quanto para a população.
“Estamos proporcionando um ambiente organizado e seguro para que eles possam vir e fazer boas vendas, além de ser uma opção para quem não teve tempo de fazer compras, mas quer homenagear seu familiar durante essa data tão significativa”, ressaltou.