Nesta segunda-feira, 28, o governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou o andamento das obras de reforma e ampliação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Macapá. O local, que estava fechado devido às más condições estruturais, já recebe as primeiras intervenções que visam ofertar uma estrutura mais confortável e segura para o atendimento especializado aos colaboradores.
“Aqui é um local de prevenção, mas também dos cuidados de doenças laborais, onde o trabalhador procura para ter o diagnóstico e dar encaminhamento as suas necessidades. Esse prédio aqui estava desativado e nós estamos reativando-o com essa reforma muito importante. O Cerest voltará a cumprir o seu papel em um espaço bonito e agradável com todas as condições necessárias para atender bem o trabalhador amapaense”, pontuou o governador Clécio Luís.
O secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, explicou que o antigo prédio onde funcionava o Cerest estava em condições precárias e precisou ser demolido. Ele informou que o novo layout do centro será adaptado no prédio ao lado, o qual estava acoplado ao anterior, permitindo a requalificação do espaço.
Além de prestar assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, o centro também é responsável por investigar as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Vigilância Sanitária.
“Essa obra tem o objetivo de potencializar as iniciativas estaduais em saúde do trabalhador e vigilância em saúde ocupacional. Este espaço permitirá uma ampliação significativa dos serviços, beneficiando mais trabalhadores e contribuindo para a melhoria da saúde pública no Amapá”, explica o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Novo Cerest
Durante a execução das atividades, são gerados, aproximadamente, 50 empregos diretos e indiretos para profissionais de diferentes áreas, como pedreiros, carpinteiros, serralheiros, ajudantes, mestre de obras e eletricistas.
As intervenções incluem a construção de novas salas e requalificação de espaços já existentes. Os recursos da obra são provenientes de uma parceria entre o Governo do Amapá e o Ministério Público do Trabalho (MPT).