Governador Clécio Luís acompanha andamento das obras de reforma e ampliação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, em Macapá

Nesta segunda-feira, 28, o governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou o andamento das obras de reforma e ampliação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Macapá. O local, que estava fechado devido às más condições estruturais, já recebe as primeiras intervenções que visam ofertar uma estrutura mais confortável e segura para o atendimento especializado aos colaboradores.

“Aqui é um local de prevenção, mas também dos cuidados de doenças laborais, onde o trabalhador procura para ter o diagnóstico e dar encaminhamento as suas necessidades. Esse prédio aqui estava desativado e nós estamos reativando-o com essa reforma muito importante. O Cerest voltará a cumprir o seu papel em um espaço bonito e agradável com todas as condições necessárias para atender bem o trabalhador amapaense”, pontuou o governador Clécio Luís.

O secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, explicou que o antigo prédio onde funcionava o Cerest estava em condições precárias e precisou ser demolido. Ele informou que o novo layout do centro será adaptado no prédio ao lado, o qual estava acoplado ao anterior, permitindo a requalificação do espaço.

Secretário David Covre explicando o projeto do novo CerestFoto: Luhana Baddini/Agência Grito“Estamos realizando uma reforma completa. O Governo do Estado vai renovar tudo, do forro de gesso, iluminação em LED até a parte elétrica e hidráulica. Além disso, teremos um estacionamento amplo para atender bem os trabalhadores, que contarão com um serviço de qualidade”, reforçou Covre.

Além de prestar assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, o centro também é responsável por investigar as condições do ambiente de trabalho, utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Vigilância Sanitária.

“Essa obra tem o objetivo de potencializar as iniciativas estaduais em saúde do trabalhador e vigilância em saúde ocupacional. Este espaço permitirá uma ampliação significativa dos serviços, beneficiando mais trabalhadores e contribuindo para a melhoria da saúde pública no Amapá”, explica o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Retirada de entulhos da etapa de demolição de estruturas em más condições no antigo prédioFoto: Maksuel Martins/GEA

Novo Cerest 

Durante a execução das atividades, são gerados, aproximadamente, 50 empregos diretos e indiretos para profissionais de diferentes áreas, como pedreiros, carpinteiros, serralheiros, ajudantes, mestre de obras e eletricistas.

As intervenções incluem a construção de novas salas e requalificação de espaços já existentes. Os recursos da obra são provenientes de uma parceria entre o Governo do Amapá e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Postagens relacionadas

PL declara apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025

Em Mazagão, Iasmim Morais é eleita a melhor goleira da Copa FAF Revela Sub- 17

Com registro de glebas, Governo do Amapá faz entrega histórica de mais de 40 títulos definitivos e declarações de posse para produtores rurais