O governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou o processo de finalização da maior concretagem de fundação no estado, que sustentará os cinco pavimentos do novo Hospital de Emergências (HE) de Macapá

‘Momento histórico na maior obra de saúde do Amapá’, destaca governador Clécio Luís ao acompanhar concretagem da fundação do novo HE, em Macapá

Governador pontua que o novo Hospital de Emergências, que contará com 212 leitos, ganhará forma nos próximos meses. Trabalhos avançam para a construção de pisos e colunas.

Nesta segunda-feira, 7, o governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou o processo de finalização da maior concretagem de fundação no estado, que sustentará os cinco pavimentos do novo Hospital de Emergências (HE) de Macapá. A grande operação concluirá, ao longo do dia, a interligação entre 125 pilares que garantirão rigidez e sustentação ao edifício.

“É um momento importante para qualquer obra, mas para essa especialmente é histórico, uma megaoperação que emocionou até mesmo os trabalhadores que estão desde o começo com essa etapa. Começou 7h da manhã e vai levar pela noite. Tem um tempo de cura e a próxima etapa será o radier, o piso do novo HE. Em poucos meses, o hospital que vai mudar a realidade da urgência e emergência no Amapá começará a ganhar forma, representando a virada na resolutividade da saúde pública do estado”, celebrou o governador Clécio Luís.

Por conta da complexidade e robustez da obra, o processo de concretagem é iniciado e finalizado no mesmo dia. Os serviços são coordenados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e seguem todos os padrões de engenharia e arquitetura com o que há de melhor em técnica e material.

Com uma medida de 20 por 30 metros, uma das maiores do Brasil, o núcleo rígido é o último elemento da fundação do hospital. A estrutura garante a estabilidade global do edifício. As etapas de supressão vegetal, terraplanagem, perfurações e sondagens já foram realizadas, para garantir a segurança e sustentação da obra.

Novo Hospital de Emergências 

Construído em uma área de 15 mil metros quadrados, o novo Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, em Macapá, terá 212 leitos e ampliará o atendimento à saúde da população após 50 anos. A unidade hospitalar contará com seis salas no Centro Cirúrgico de multiespecialidades, Central de Diagnóstico por Imagem, serviços de diálises, apoio técnico, área administrativa e heliponto.

O novo HE é uma das propostas do Plano de Governo que pontua a saúde pública como prioridade imediata, absoluta e inegociável da atual gestão. A obra conta com recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.

 

Postagens relacionadas

PL declara apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025

Em Mazagão, Iasmim Morais é eleita a melhor goleira da Copa FAF Revela Sub- 17

Com registro de glebas, Governo do Amapá faz entrega histórica de mais de 40 títulos definitivos e declarações de posse para produtores rurais