‘Revolução no tratamento de patologias neurológicas no Amapá’, destaca o governador Clécio Luís na entrega de equipamento do Tjap ao Creap
Estado é o único da Região Norte a ter o equipamento ‘Nirvana’, que usa realidade virtual, projeção e sensores no tratamento de deficiências motoras e cognitivas de crianças e adolescentes.
O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu nesta terça-feira, 8, a primeira ferramenta desenvolvida para oferecer terapias baseadas em realidade virtual em toda a Região Norte. O equipamento ‘Nirvana’ foi entregue pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) ao Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), que agora poderá otimizar a recuperação motora e cognitiva de crianças e adolescentes com projeções interativas e lúdicas.
“Nirvana significa libertação ou cessação do sofrimento. É isso que essa tecnologia moderna permite, a otimização dos resultados terapêuticos para pacientes com autismo, TDAH, paralisia cerebral. Além disso, valorizamos os profissionais com uma ferramenta inédita na Amazônia e no Norte, sendo a mais próxima no Ceará. Esse equipamento é uma revolução no tratamento de patologias neurológicas, trazendo mais qualidade de vida para quem busca tratamento no Creap”, destacou o governador Clécio Luís.
O presidente do Tjap, desembargador Adão Carvalho, destacou que a iniciativa em parceria com o Governo do Estado busca ampliar os serviços de reabilitação oferecidos pelo Creap, com tratamentos inovadores e adaptados às necessidades dos pacientes. O equipamento foi adquirido com recursos do Fundo de Apoio aos Juizados da Infância e Juventude.
A chegada do equipamento de origem italiana ao Amapá reduz a demanda pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), fazendo com que as famílias permaneçam reunidas enquanto os pacientes são tratados aqui no Amapá, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
“É um momento significativo para o tratamento de saúde das crianças e adolescentes do Amapá. Com a reabilitação motora e cognitiva através da realidade virtual, elas podem receber tratamento aqui mesmo em Macapá, sem a necessidade de deslocamento para outros estados ou países. Essa ferramenta traz as mais avançadas possibilidades sensoriais e terapêuticas complementares”, pontuou o chefe de gabinete da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tjap, Diogo Costa.