Amapá elege apenas duas mulheres para prefeituras dos 16 municípios

Amapá elege apenas duas mulheres para prefeituras dos 16 municípios

Nas eleições municipais deste ano, apenas duas mulheres foram eleitas prefeitas em 16 municípios do estado do Amapá, destacando o baixo número de lideranças femininas no cenário político regional.

Uma das prefeitas eleitas é Kelly Lobato, do partido União Brasil, que conquistou a prefeitura do município de Amapá. Aos 46 anos, Kelly, que é viúva e tem ensino superior completo, declarou à Justiça Eleitoral não possuir bens e registrou como ocupação “outros”. Kelly venceu no primeiro turno, com 50,38% dos votos, superando o candidato Dejaci Collares, que obteve 40,23%. Ela faz parte da coligação União Pelo Amapá, formada pelos partidos PDT, UNIÃO, SOLIDARIEDADE e PL. Seu vice-prefeito é Dorivan Sobral, também do União Brasil, que tem 51 anos.

Já no município de Serra do Navio, a enfermeira técnica Paulinha Santos, do MDB, foi eleita prefeita com uma expressiva vitória no primeiro turno, obtendo 66,60% dos votos. Seu principal adversário, Enoque Pacheco, ficou com 33,40% dos votos. Paulinha Santos, de 40 anos, é casada, possui ensino superior incompleto e declarou um patrimônio de R$ 50 mil. Ela faz parte da coligação União pela Reconstrução, composta por uma ampla gama de partidos, incluindo MDB, PDT, PODE, PSDB, CIDADANIA, PSD, PT, PCdoB, PV, PSOL e REDE. Seu vice-prefeito é Naaliel Castelo, do PDT, de 36 anos.

A eleição dessas duas mulheres reflete um avanço importante, mas ainda evidencia a sub-representação feminina na política do estado, onde os cargos majoritariamente seguem sendo ocupados por homens.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá