Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção. Durante o evento, no painel “Ações realizadas que melhoraram a vida do cidadão no nosso estado”, o gestor reforçou as iniciativas na área da habitação, como a entrega de 1.512 mil moradias, entre casas e apartamentos, em 1 ano e 8 meses de gestão, e a importância do retorno do programa federal “Minha Casa, Minha vida” em 2023.

“Precisamos e podemos avançar muito na construção civil e na habitação, juntando pessoas, técnicos e governos para encontrar soluções para as regiões que têm dificuldades de acessar programas. São várias realidades do Brasil que precisam ser vistas e consideradas. Somar esforços nos ajuda a identificar problemas comuns e colaborar com o Brasil para superar desafios históricos das diferenças regionais, garantindo casa e dignidade ao povo mais pobre”, destacou o governador.

Durante a videoconferência, Clécio Luís dividiu experiências de dois projetos habitacionais que estão em curso, o “Casa Tucuju”, que pretende utilizar recursos de emendas parlamentares para criar uma espécie de “voucher” para garantir o valor de entrada do financiamento do imóvel, e o “Aldeia Tucuju”, o qual o Estado prepara uma área, com serviços básicos de eletrificação, meio-fio drenagem, rolamento, água e esgoto e loteamento para disponibilizar a iniciativa privada e aquecer o mercado.

“Nós conseguimos formatar um programa que pode ser replicado em todo o Brasil, principalmente em regiões mais pobres. Não é direcionar o recurso para o empresariado, é direcionar o recurso para um segmento, o da construção civil, e fortalecendo a habitação, que é um problema social grave em todo país e aqui no Amapá não é diferente. Queremos gerar um mundo de oportunidade de negócios que vão desde a mão de obra pesada, da organização, até a mobília e os adornos das casas”, explicou Clécio Luís.

Ao final da apresentação, o governador do Amapá relembrou o que foi debatido no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em 2023, no Acre, onde o gestor reforçou a criação de uma Câmara Técnica da Habitação, assim como existe para outras áreas de governo como saúde e educação. A medida deve ser consolidada no 29º encontro do grupo, que acontecerá no Amapá em 2025.

Política habitacional sólida e eficaz no Amapá 

Em maio deste ano, o governador entregou o Residencial Vila dos Oliveiras, proporcionando dignidade para 512 famílias, e em 2023, com a conclusão das etapas 3 e 4 do Conjunto Miracema, cerca de mil pessoas foram beneficiadas. Quando prefeito, Clécio Luís foi o gestor que mais entregou moradias populares, com os habitacionais São José, Mestre Oscar Santos e Jardim Açucena, todas em Macapá.

Indústria da construção

O 7º Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que acontece entre os dias 19 e 20 de setembro, em Aracaju, no Sergipe, busca fomentar o compartilhamento de conhecimento e estimular a troca de experiências que têm impulsionado o desenvolvimento do setor imobiliário e das obras públicas.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá