Prefeitura de Macapá realiza Desfile Cívico das escolas municipais em celebração à Semana da Pátria abordando a música e a cultura local

Prefeitura de Macapá realiza Desfile Cívico das escolas municipais em celebração à Semana da Pátria abordando a música e a cultura local

Cerca de 1300 alunos de 79 escolas do município participaram do evento, que levou milhares de pessoas para a avenida Fab

Buscando valorizar a música, as manifestações culturais e a identidade local, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), trouxe para o Desfile Cívico na avenida Fab, nesta quinta-feira (12), o tema “Macapá canta: o jeito de ser do povo daqui”. A música amapaense foi o elemento principai das encenações de cada pelotão.

Cerca de 1300 alunos de 79 escolas do município, participaram do desfile, entre crianças da pré-escola, creche, ensino fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, também servidores municipais e de outras instituições públicas, totalizando aproximadamente, 2 mil pessoas. Além do público que lotou as arquibancadas para prestigiar as apresentações.

Para Fabiana Feleol, coordenadora do desfile, trazer um tema que fala diretamente com a história, cultura e costumes do povo é de extrema importância para a educação.

“A escolha das músicas que fazem parte deste desfile, se deu pela mensagem que trazem, falando dos costumes do povo, dos pontos turísticos da cidade, das riquezas culturais que temos neste lugar e que precisam fazer parte da vida, da educação e da história das nossas crianças”, destacou a coordenadora.

Doze pelotões ocuparam a avenida, cada um contando uma história do povo de Macapá, de acordo com a canção.

O secretário municipal de educação, Madosn Millor enfatizou a importância da celebração da Semana da Pátria, principalmente falando de um tema tão relevante para o povo macapaense. “Nossas crianças estão contando a própria história nesta avenida. O desfile tem essa característica de transmitir emoções e criar memória afetiva em todos que vivenciam estes momentos”, mencionou o secretário.

A dona de casa Gesicleia Souza, de 31 anos, estava com suas duas filhas, Manuelly e Milly. Ela explicou que veio trazer a filha mais nova Manuelly, de 10 anos, para desfilar no pelotão dos Ribeirinhos.

“Eu incentivo minhas filhas a participarem de todas as atividades que a escola realiza porque é importante. O desfile é um momento especial em quem que posso vê-las socializando com os colegas e com os professores. É algo diferente e muito bonito”, disse.

Jonathan Costa, professor da escola municipal Wilson Malcher, falou com empolgação sobre a música trazida pelo seu pelotão.

“Estamos trazendo a canção ‘Quero ver Macapá’, da banda placa. Vamos dançar e interpretar a música na avenida. Estamos muito felizes com esse momento”, disse o professor.

As músicas selecionadas são composições de artistas locais que, por meio das suas letras e melodias, captam a essência da vida em Macapá.

O Desfile contou com as parcerias das secretarias municipais de Educação (SEMED); de Saúde (SEMSA); de Obras (SEMOB); de Zeladoria Urbana (SEMZUR); Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT); Companhia de Iluminação Pública, Energia Sustentável e Saneamento do Município de Macapá (CIPEMAC); Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC).

Tocaram no desfile, as bandas de música do Exército, do Instituto Federal do Amapá (IFAP) e da Guarda Municipal.

Para a segurança, o evento conta com a Guarda Civil Municipal de Macapá, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fotos: Bruna Pinheiro
Texto: Mary Paes

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá