Profissionais da Educação Municipal recebem formação do Programa Educa Macapá

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realiza no período de 2 a 6 de setembro, formação continuada do programa Educa Macapá para professores, diretores e coordenadores pedagógicos do ensino fundamental das escolas municipais da capital. Mais de mil profissionais passarão pela formação, que acontece numa faculdade, na Zona Sul de Macapá.

De acordo com Adriana Leal, coordenadora do Programa Educa Macapá, o objetivo da formação é promover um processo contínuo de conhecimentos, proporcionando aos profissionais o aprimoramento de suas práticas pedagógicas.

“As formações buscam preparar o professor e os demais atores da educação, para o desempenho de excelência em sala de aula, potencializando as práticas pedagógicas, em especial, nas turmas do 2ª ano do ensino fundamental, onde as habilidades de ler frases e ler palavras, são os focos principais da matriz do Sispaeap”, ressaltou a coordenadora do Educa Macapá.

Sispaeap é a sigla do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá, e é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada, com o objetivo de mensurar os índices educacionais no Amapá.

A Formação permite aos profissionais, conhecimento sobre a utilização de ferramentas pedagógicas no aprimoramento das habilidades que evolvem o currículo escolar, planejamento das aulas, estrutura didática de desenvolvimento do conteúdo e a leitura de acordo com o nível de aprendizado de cada aluno.

Madson Millor, secretário municipal de educação, destacou a importância das formações para o alcance de resultados positivos nos índices de avaliação da aprendizagem nas escolas do município.

“Para uma educação de qualidade é preciso ser desenvolvido um trabalho contínuo, alinhado com os eixos do Programa Educa Macapá. E os professores são os principais responsáveis pelo avanço dos nossos índices de aprendizagem, e para isso, contam com as formações e o apoio de todo o corpo de profissionais da gestão municipal”, ressaltou o secretário.

O Educa Macapá trabalha eixos pedagógicos que são a Formação, Avaliação, Acompanhamento, Material Didático (que são os livros) e gestão, como um todo.

A professora Marineth Santos, da Escola Municipal Esforço Popular, falou da sua participação no evento.

“É um momento em que nós professores nos tornamos alunos e aproveitamos o máximo de tudo que nos é repassado, para trazer para os nossos alunos em sala de aula. A capacitação traz essa oportunidade de reciclar nossos conhecimentos, e tornar nossa prática de ensino mais próxima do aluno, de acordo com a percepção das dificuldades que eles possam apresentar”, mencionou Marineth, professora referência no desenvolvimento de projetos pedagógicos na instituição na qual trabalha.

Jogos educativos, como caça palavras, confecção de brinquedos, incentivo à escrita e a leitura, Contação de Histórias, aulas ao ar livre, e outras atividades que fogem do convencional, são algumas das ferramentas utilizadas pelos professores para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Cronograma de capacitações

De 2 a 6 de setembro | das 7h30 às 11h40 e das 13h30 às 17h40

– 2, 3 e 4 de setembro – Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental
– 5 de setembro – Público-alvo: Diretores do Ensino Fundamental
– 6 de setembro – Público-alvo: Coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental

SOBRE O EDUCA MACAPÁ

Educa Macapá é o maior programa de alfabetização do município de Macapá, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. O programa é desenvolvido em cinco eixos (acompanhamento, avaliação, formação, material estruturado e apoio a gestão) com objetivo de melhorar as estratégias de ensino em sala de aula para elevar o nível de aprendizado dos estudantes, com referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal.

O Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação municipal após o período de ensino remoto. É realizado em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC), por meio do programa Educar pra Valer, cujos formadores são da Lyceum Consultoria Educacional, focados em três áreas que se interligam: o material didático-pedagógico estruturado, a avaliação diagnóstica e o acompanhamento.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção