Lar Amapa Ação Agosto Lilás acontece na Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery com oficinas de artesanato e Contação de Histórias

Ação Agosto Lilás acontece na Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery com oficinas de artesanato e Contação de Histórias

Iniciativa realizada em parceria com o TJAP, trabalha ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e auxilia na capacitação de mulheres para o mercado de trabalho

por admin
0 comentário

Em continuação às ações do Agosto Lilás, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), realizou nesta sexta-feira (23), na Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery, Zona Norte de Macapá, palestras de combate à violência doméstica e oficinas gratuitas de porcelana fria (biscuit), confecção de laços e Contação de Histórias para as crianças.

A iniciativa tem por objetivo a conscientização pelo fim da violência contra a Mulher, direcionada às mães de alunos e à comunidade do bairro e adjacências.

A subsecretária de gestão educacional da SEMED, Monick França acompanhou a ação na escola e falou da importância de oportunizar que mulheres possam ser esclarecidas em relação à violência doméstica e também se prepararem profissionalmente.

“Sabemos que um grande percentual de mulheres passa por situações de violência, e muitas vezes, essas mulheres não buscam ajuda por não entenderem ou não saberem onde encontrar auxílio. É também papel da Educação, levar esse conhecimento até elas, trazendo esclarecimentos e capacitação profissional abrindo um leque de possibilidades para o campo de trabalho”, mencionou a subsecretária.

Simone Freitas, pedagoga da Coordenadoria da Mulher do TJAP, destacou que a ideia de trazer a ação para a EMEF Vera Lúcia Pinon Nery se dá pela observação de que as comunidades dos bairros periféricos necessitam de um olhar diferenciado em relação à violência doméstica. “Essas oficinas e palestras do Agosto Lilás, são justamente para orientar as mulheres em relação à Lei Maria da Penha. A Coordenadoria da Mulher sempre utiliza a frase ‘A violência doméstica contra a mulher, não tem desculpa, tem Lei!’. Essas orientações fazem parte das rodas de conversas que temos com as mulheres e homens da comunidade, porque as palestras se estendem a todos”, enfatizou Freitas.

A dona de casa Thaís Cristina Costa estava empolgada com a oficina de laços. “Estou aprendendo com facilidade a confeccionar os laços. Ficam muito lindos depois de prontos, com os detalhes. Pretendo usar, e quem sabe, fazer para vender também”, disse.

Todo o material produzido durante as oficinas foi cedido às participantes das oficinas.

Enquanto as mães participavam das oficinas de artesanato, a contadora de histórias Angelita, entretinha as crianças em outra sala, contando a história do Dr. Botica. A história do Dr. Botica aborda valores como amizade, compromisso, tolerância, inclusão e permite que as crianças viagem para um mundo de fantasias com muita leveza e amor.

Sobre o Agosto Lilás

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Contatos disponíveis para denúncias:

– Polícia Milita: 190
– Central de Atendimento à Mulher (Nacional): 180 | + 55 (61)9610-0180
– TJAP Coordenação da Mulher: (96)99157-2916
– GEA Rede de Atendimento à Mulher: (96)98402-7649
– AMA – LGBTI
– Centro de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais: (96)98403-3018

Fotos: Mary Paes

Atendimento à imprensa: (96)99179-4950

você pode gostar

Deixe um comentário