Novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari

Ao abrir as portas do Novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, na terça-feira, 20, o governador Clécio Luís celebrou o momento com a população e o definiu como um resgaste histórico e cultural do Amapá. O espaço, considerado berço das artes amapaenses, é a 12ª unidade educacional entregue em 1 ano e 8 meses de gestão.

FOTOS: conheça o Novo Candido Portinari, revitalizado e entregue pelo Governo do Amapá, em Macapá

“Não é só a entrega de um prédio, é um ato, um manifesto da arte e cultura. Depois de 10 anos, as artes plásticas amapaenses estão de volta para casa. Estamos devolvendo a memória da história do Amapá viva e colorida, com nome de Cândido Portinari, mas alma de R. Peixe”, destacou o governador Clécio Luís.

Um dos principais aparelhos de fomento à arte desde 1973, o Centro ficou fechado por cerca de 15 anos devido à rescisão de contratos com empresas durante as obras. Em apenas 18 meses da gestão atual os trabalhos foram finalizados, seguindo o compromisso com a infraestrutura da educação no Plano de Governo. A cerimônia e entrega contou com a presença de autoridades políticas, como a deputada estadual Aldilene Souza.

Adriane Correa, professora do Centro Candido Portinari há 7 anos, onde também foi aluna na década de 90, contou o sentimento de nostalgia transbordou ao adentrar no espaço. Para ela, a entrega representa uma grande vitória das pessoas que construíram a trajetória artísticas dentro da escola.
“Era um clamor muito grande dos professores mais antigos da escola, dos artistas, da comunidade e dos alunos, de retornar para cá. Isso daqui tem a ver com a identidade da arte amapaense. Estamos muito felizes. É um momento histórico, mas de modernidade, a gente volta para a nossa casa em um ambiente mais moderno, mais acolhedor, mas que guarda uma historicidade gigantesca”, ressaltou a professora.

Cursos do Cândido Portinari 

O Novo Cândido oferta cursos técnicos de nível médio de duas formas: subsequente (para quem já concluiu o ensino médio e/ou equivalente) e concomitante (para quem está cursando o Ensino Médio e/ou equivalente).

Para o nível médio possui os cursos técnicos em Artes Visuais, Processo Fotográfico, Artesanato e Design Gráfico (previsto para 2025). Já para os cursos de qualificação profissional, o Centro oferece Ilustrador, Artesão de Pintura em Tecidos, Pintor de Artes, Cartonageiro à Mão, Serígrafo, Gravurista e Ilustrador Digital (previsto para 2025).

Novo Cândido

O novo prédio entrou em obras em setembro de 2014 e passou por períodos de paralisação, além de trâmites administrativos de rescisão de contratos com empresas. A atual gestão possibilitou a finalização da obra, seguindo o Plano da gestão de compromisso com a infraestrutura da educação. O projeto arquitetônico de adequações, obras e intervenções foi coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e levou em consideração as linhas arquitetônicas da instituição histórica do Amapá.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá