Com o trabalho contínuo de reforço nas medidas de segurança no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), policiais penais identificaram e prenderam em flagrante por tráfico de drogas uma visitante que tentava entrar na instituição com uma grande quantidade de entorpecentes.
A abordagem e suspeita aconteceu no domingo, 18, durante a revista pelo aparelho de scanner corporal, no horário de entrada de visitantes. De acordo com o diretor do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes, ao ser indagada sobre o volume suspeito na cintura, a mulher confessou que estaria trazendo drogas e que entregaria para o companheiro dela, que está preso no regime provisório.
“Como já é de conhecimento, temos adotado várias medidas para coibir a entrada de drogas, outros ilícitos e objetos não permitidos dentro do sistema penitenciário. Uma delas é o reforço das equipes durante os procedimentos de revista. Atualmente contamos com dois scanners corporais, um deles adquirido no ano passado. Graças ao trabalho da Polícia Penal conseguimos detectar através desse equipamento a mulher tentando passar com drogas do tipo maconha e cocaína. Este foi um trabalho exitoso em que reforça o compromisso da Polícia Penal, do sistema penitenciário com a Segurança Pública com intuito de combater o tráfico de drogas dentro do instituto”, garantiu o diretor.
Novas regras
Em maio deste ano, o Iapen instituiu novas regras para entrada de visitantes e alimentação na unidade. Já no início de junho, as novas prescrições entraram em vigor com as seguintes mudanças: apenas uma visita é liberada por semana e a entrada de alimentos é regulada para impedir o comércio ilegal com os produtos.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), explica que as normas integram as estratégias de defesa da sociedade do Governo do Estado e seguem a política nacional de combate aos grupos criminosos definidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, o sistema prisional do Amapá entra em conformidade com os demais presídios do país. O estado era o único que ainda mantinha o maior horário de visitação.
- Visitação
Com a mudança, está autorizado o cadastro de até três pessoas da família por interno que poderão visitá-lo de forma individual, uma vez por semana e de forma alternada. Fica proibido a entrada de crianças e adolescentes nos alojamentos, nas alas e nos pavilhões. Com relação ao horário de visitas, foi reduzido de 8 horas e passou para 4 horas, com permanência das 8h às 12h.
- Entrada de alimentos
Conforme determina a portaria nº 213 de 2024, durante o dia de visitas, fica autorizado um salgado de qualquer tipo e recheio pesando no máximo 100 gramas e um sanduíche de 250 gramas, ou pode ser dois salgados e dois sanduíches desde que obedeçam ao peso determinado.
Os produtos devem estar embalados em plástico filme separados e guardados em recipiente transparente. A bebida pode ser duas garrafas de 500ml contendo água, suco com ou sem leite. Em relação, a entrada de produtos alimentícios, higiene pessoal e limpeza fica autorizada de forma quinzenal. O visitante deve escolher 15 itens da lista estabelecida em anexo na portaria.