As estratégias de enfrentamento à criminalidade, investimentos, valorização dos servidores e nomeação de novos agentes para segurança pública, adotadas pelo Governo do Amapá, resultaram em dados positivos e significativos referentes aos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Nos primeiros seis meses de 2024, foi registrada a redução de 32% comparado com o mesmo período no ano passado.
Em Santana, o segundo município mais populoso do Amapá, os índices divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mostram que os homicídios reduziram em cerca de 48%, com 28 vítimas, quando em 2023 foram registrados 53. No âmbito estadual, o registro deste ano é de 119 ocorrências, contra 175 de 2023.
“As diversas medidas que foram tomadas ao longo de 2023, e agora nesse primeiro semestre de 2024 culminaram em uma mudança significativa na realidade de Santana. O município hoje não figura entre as 30 cidades mais violentes do país. Destaco que neste primeiro semestre de 2024 tivemos uma redução de 52% nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais na cidade santanense”, evidenciou o secretário de Segurança Pública do Amapá, José Neto.
Entre as principais medidas estratégicas efetivadas em Santana estão as operações policiais periódicas, como a Hórus e Paz, que hoje se configuram na Operação Protetor, com trabalho preventivo diário e ostensivo na região, com apoio do Ministério da Justiça e articulação do Governo do Amapá, que, entre as prioridades, investiu na Segurança Pública com aparelhos tecnológicos, armamentos, viaturas e pessoal.
Ao todo, 532 alunos-soldados concluíram a formação da Polícia Militar e outros 500 candidatos do cadastro reserva do concurso público de 2022 foram convocados pelo governador do Amapá, Clécio Luís, e já iniciaram os treinamentos. Desses, 45 novos policiais da primeira turma de convocados foram enviados para o município, reforçando e garantindo a segurança da população.
“Praticamente dobramos o efetivo do policiamento ordinário da Polícia Militar com esse último chamamento, então hoje são ativadas pelo menos seis viaturas do policiamento diário. Tivemos também um reforço muito significativo das equipes de Polícia Civil que aprimoraram e aceleraram a apuração dos crimes em Santana. Temos no município um dos melhores índices de resolução dos crimes de homicídios do estado, estamos mudando a realidade de Santana e, até o final do ano, os resultados serão ainda melhores, com paz e tranquilidade aos moradores”, pontuou o secretário.
Entre 2022 e 2033, o município foi considerado o mais violento do país, ocupando a 31ª posição no ranking do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Durante a participação do Governo do Amapá, nesta semana, na 18ª edição do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Recife (PE), foram apresentadas as estratégias de combate aos grupos criminosos e os avanços no sistema penitenciário amapaense aos profissionais da segurança, sociedade civil e imprensa.