Cumprindo o Plano de Governo da gestão para o desenvolvimento da economia criativa e valorização da nossa história, o governador Clécio Luís anunciou na quarta-feira, 14, a requalificação da Residência Oficial do Governo do Amapá. O espaço ganhará destinação social e cultural como um dos principais pontos turísticos de Macapá, seguindo o estilo dos “Parques Residências” que já existem em outros estados do Brasil.
“Me comprometi que não moraria na Residência Oficial, mas sim iria transformar este espaço tão importante em um grande centro de cultura, turismo e economia criativa, de uso total por toda a população amapaense. Vamos manter a originalidade do prédio, que abrigou todos os governadores desde o território, promovendo um ambiente propício à visitação, contemplação e geração de negócios”, destacou o governador Clécio Luís.
Esta é mais uma obra que faz parte do planejamento do Governo do Estado para transformar a Orla do Rio Amazonas em um grande complexo de turismo, empreendedorismo e cultura. Prédios históricos como a Fortaleza de São José, Candido Portinari e Macapá Hotel já estão com projetos inovadores em andamento.
Sem uso há mais de 10 anos, a área, com 9 mil m², contará com galeria de arte, restaurante, área para exposições e comercialização de produtos locais, playgrounds, parque infantil e anfiteatro, além de objetos históricos como, uma locomotiva da antiga mineradora Icomi e um avião modelo Bandeirante, da época territorial. A previsão de entrega é de um ano.
Requalificação da Residência Oficial
A iniciativa integra o programa de Implantação do Cinturão Econômico, Histórico e Cultural Verde do Amapá, programa que busca requalificar edificações públicas, fomentar a economia, desenvolver o empreendedorismo por meio de pequenos e microempresários, bem como valorizar e difundir a cultura amapaense.