Formatura de 430 alunos do Qualifica Amapá

Na formatura de 430 jovens e adultos preparados para o mercado de trabalho em diversas áreas, o governador Clécio Luís destacou como eles fazem parte da virada econômica que acontece no Amapá, por meio das políticas implementadas pelo Governo do Estado. O evento do sábado, 10, marcou o encerramento de cursos de capacitação profissional oferecidos este ano pelo “Qualifica Amapá”, projeto alinhado às prioridades que constam no Plano de Governo.

FOTOS: Formatura de 430 alunos do Qualifica Amapá marcou o encerramento de cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Governo do Estado

“Os formandos do Qualifica Amapá fazem parte da virada econômica que vivemos no nosso estado. Para as empresas seguirem avançando, elas precisam dessas pessoas qualificadas que estão aqui: trabalhadores prontos para impulsionarem negócios, como empreendedores ou como funcionários. São 430 jovens e adultos capacitados para o mercado de trabalho, muitos já com emprego garantido. É isso que nós queremos, gerar emprego, renda e principalmente dignidade”, celebrou Clécio Luís.

A formatura, realizada no Ceta Ecotel, foi regada a emoção e acompanhada por formandos e familiares. A qualificação, coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), marca uma nova etapa para estes jovens e adultos, que são mão de obra preparada para novos desafios da carreira profissional.

Foram 24 turmas formadas com cursos de diversas áreas, da beleza à construção civil, da saúde à produção rural. Alguns conseguiram empregos assim que concluíram a formação e outros já vão trabalhar na 53ª Expofeira, maior evento de cultura, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, organizado pelo Governo do Estado.

O Qualifica Amapá oferece cursos visando facilitar o acesso e a permanência dos trabalhadores no mercado. Foram meses de fortalecimento das competências de cada um, alinhando-as às demandas geradas pelas oportunidades de emprego e renda no estado, conforme o Sistema Nacional de Emprego no Amapá (SineAP) e a Central do Trabalhador Autônomo (CTA).

O projeto é realizado com investimentos por meio de emenda parlamentar da então deputada estadual Luciana Gurgel, que destinou R$ 2,4 milhões. O montante ainda custeará as próximas etapas do Qualifica Amapá, como as que serão realizadas na área rural de Macapá, em Santana e em Ferreira Gomes.

Cursos

primeira etapa do projeto contemplou 170 alunos de Macapá, em 10 cursos de qualificação profissional para alongamento de cílios, operador de computador, montador de móveis, social media, design de sobrancelhas, design gráfico, manutenção de celular, cozinha regional, barbeiro e recepcionista.

segunda etapa ofereceu 13 cursos para 240 alunos em instalação hidráulica, mecanização agrícola, assistente de recursos humanos, panificação e confeitaria, eletricista de instalação predial, manutenção de aparelho celular, cabeleireiro, primeiros socorros, operador de caixa, programador de sistemas, atendente de farmácia, operador de empilhadeira e alongamento de unhas.

Também se formaram mais 20 pessoas que concluíram o curso de Processamento Artesanal da Mandioca, realizado na comunidade rural de Casa Grande, em Macapá.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá