Distrito Carvão homenageia Tia Chica com o nome da nova Escola Municipal.
O nome da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Chica, no distrito Carvão presta homenagem a Francisca Cristina Belo dos Santos, antiga moradora daquele distrito.
Francisca Cristina Belo dos Santos faleceu em 2004, a época com 92 anos.
Tia Chica, nome que era carinhosamente chamada, dedicou grande parte da vida no trabalho no extrativismo vegetal e na agricultura familiar. O legado de um trabalho honesto, árduo, exercido por uma mulher brasileira, amapaense, nascida no município de Mazagão, foi suficiente para a própria comunidade do distrito Carvão eternizar o nome da Tia Chica, emprestando o nome dela para a nova escola municipal que vai atender aquela comunidade.
Emoção-
Emocionada com a homenagem póstuma, a Tia Chica, a filha dela, Maria Ortelina Belo dos Santos, agradeceu pelo legado deixado pela mãe.
Agradecimento- Na oportunidade, Maria Ortelina Belo, fez um agradecimento especial ao prefeito Dudão Costa pela sensibilidade em homenagear a Tia Chica com o nome da escola. “É um misto de sentimentos, ainda muito triste com a ausência de nossa mãe, mas por outro lado, feliz e sensação do dever cumprido, de ela partiu, mas hoje tem seu nome e seu legado eternizados aqui nesta belíssima escola pública”, destaca a filha da Tia Chica.
Tia Chica era católica, devotada de Nossa Senhora da Conceição, também atuou como parteira na região.
Ela era casada com Raimundo Carmo Santana, com quem teve uma única filha, a Maria Ortelina Belo dos Santos. Tia Chica era filha do casal Severino dos Santos e Maria Sebastiana da Luz.
Texto e Fotos: SECOM/PMMz.