O Governo do Estado promove até sexta-feira, 9, a fase de Teste de Aptidão Física (TAF) da segunda turma do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá

O Governo do Estado promove até sexta-feira, 9, a fase de Teste de Aptidão Física (TAF) da segunda turma do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, convocada em maio deste ano pelo governador Clécio Luís.

Dos 250 convocados, 184 estão nesta etapa do certame. O grupo foi dividido em duas turmas, com 92 candidatos. A primeira finalizou a avaliação na quarta-feira, 7. Os testes foram aplicados no 2º Grupamento da Zona Norte de Macapá e no Estádio Zerão.

A segunda turma inicia os testes nesta quinta-feira, 8. As provas incluem barra, abdominal e natação no primeiro dia; corrida, flexão de braços no step e tiro de 50m no segundo dia de TAF.

O secretário de Administração em exercício, Diego Lima, explica que o teste é uma etapa que credencia o candidato, no ponto de vista físico e mental, para enfrentar os desafios de atuar nas tarefas exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

“Esse teste garante que os futuros servidores públicos estejam física e mentalmente preparados para enfrentar os desafios da segurança pública em nosso estado. A qualificação e a preparação adequadas são fundamentais para que possamos oferecer um serviço de excelência à nossa comunidade”, destacou o secretário.

O diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros, coronel Sandro, explica que esta etapa do concurso exige boa condição física e mental do candidato. Dos convocados na primeira turma, 68 candidatos estavam aptos a realizar as provas.

“Tivemos dois que se ausentaram e alguns candidatos que foram inaptos, pois não conseguiram realizar os exercícios ou não chegaram na quantidade exigida no edital, mas no geral, tudo ocorreu dentro do planejado. O segundo grupo também passará por dois dias de atividades”, reforçou o diretor.

A candidata Izabelle Moraes, mal acreditou quando passou em mais uma etapa do concurso. Ela conta que a preparação não foi fácil, mas que se dedicou para alcançar o objetivo de se tornar uma bombeira.

“Eu me preparei bastante e me dediquei muito para chegar nesse momento de voltar para casa como apta nessa etapa. Essa é uma vitória não só para mim, como para minha família também, pois para quem trabalha e tem que treinar nos horários vagos, essa caminhada é mais árdua, por isso, esse momento é muito gratificante”, comemorou Izabelle.

Os aptos nessa fase ainda passarão pela etapa psicológica, exames de saúde, investigação social para posterior matrícula no Curso de Formação de Soldado. O candidato Johann Corrêa falou da expectativa e do orgulho que é para a família poder ser um bombeiro.

“Essa é uma oportunidade única onde a gente concorre com nós mesmos, e sair daqui apto a concorrer nas demais fases do concurso, é muito gratificante, não só para mim como para toda minha família”, contou o jovem.

Durante a execução das atividades, a emoção toma conta dos familiares que ficam aguardando o fim do teste nos locais das provas. Na quarta-feira, do lado de fora do Estádio Zerão, muitos esperavam a saída dos candidatos para saber o resultado. A cada aprovação, era uma festa.

Todo o processo do TAF é conduzido por uma comissão do Corpo de Bombeiros, que posteriormente, enviará o resultado para a Secretaria de Estado da Administração (Sead) dar publicidade ao publicar a lista dos aprovados.

Reforço na segurança

A segurança pública é uma prioridade para a gestão do governador Clécio Luís e é uma das áreas que mais teve concursados convocados. Até o momento, foram chamados aproximadamente 550 candidatos do cadastro reserva.

Com a convocação de mais 500 candidatos no concurso da Polícia Militar, o Governo do Amapá soma mais de 3,8 mil convocados em 1 ano e 5 meses de gestão. No Corpo de Bombeiros Militar, 300 novos bombeiros já estão em atuação, e em breve essa nova turma já estará nas ruas, servindo a população.

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá