Novos conselheiros de segmentos culturais e da mesa diretora do Conselho Estadual de Política Cultural

O Governo do Amapá realizou, na terça-feira, 6, a cerimônia de posse dos novos conselheiros de segmentos culturais e da mesa diretora do Conselho Estadual de Política Cultural. Foram empossados 24 representantes, entre Poder Público e sociedade civil, para compor o colegiado que irá atuar no biênio 2024/2026.

A programação contou com apresentações culturais de grupos de dança e da cultura gospel, declamação de poesias, além de feiras de artesanato, exposição de pinturas em quadros e exibição de produções audiovisuais. Além disso, foi efetivada a cadeira do segmento Cultura Gospel no conselho, inédita no país.

“É um dia histórico, um feito inédito em todo o território brasileiro, a cultura gospel cristã é reconhecida como expressão de arte, por meio da música, da dança”, declarou Denis Albuquerque, novo conselheiro eleito para o segmento gospel.

O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou a relevância dos conselheiros de cultura para o fortalecimento do segmento no estado, bem como a paridade na escolha dos membros eleitos e indicados.

“Em cada segmento tem um par da sociedade civil e outro par indicado pelo Estado, e assim os suplentes. Isso é para que o conselho cumpra o seu papel de debater, propor, promover, de articular a política cultural do Amapá, definir a estratégia, a mobilização. Nós precisamos ter uma política cultural forte, abrangente, inclusiva, diversa, que alcance toda a sociedade”, ressaltou o governador do Amapá, Clécio Luís.

A secretária de estado da Cultura, Clícia Di Miceli, destacou a importância da mobilização cultural de cada segmento, e como isso ajudará no desenvolvimento dos trabalhos culturais.

“Nós estamos felizes porque fizemos um convite para o setor cultural e todos responderam. Aqui tem todas as linguagens artísticas muito bem representadas e isso mostra, na verdade, o diálogo e o respeito dessa gestão com o setor cultural, mas principalmente o respeito que cada conselheiro possui, que demonstram a partir dessa mobilização que foi feita nessa festa linda da cultura. Esperamos realizar mais uma vez um trabalho belíssimo junto aos conselheiros, conhecendo de perto os anseios dos fazedores de cultura do Amapá”, destacou a secretária.

Pedro Stlks, eleito conselheiro pelo segmento da Literatura, reforçou sobre as ações que o Governo do Estado promove no setor cultural e a promoção da política cultural no novo biênio.

“Eu me sinto muito honrado por esse momento, de poder ter sido escolhido pelo meu segmento para poder representar ele dentro do conselho e ser abraçado também pelo governo. Ano passado o Governo do Amapá abraçou a literatura com a Folia Literária, então trouxe esse momento muito especial para a categoria. Esse ano promete também mais uma vez fazer um momento muito especial, eu acho que a política cultural precisa cada vez mais ser fortalecida e o Governo está muito comprometido com isso” celebrou o novo conselheiro.

Durante a cerimônia, o governador Clécio Luís também deu posse a nova Mesa Diretora, que será responsável pela coordenação dos trabalhos. Foram empossados, Cirley Picanço como presidente e Maria Gemaque como vice-presidente.

Conselho Estadual de Política Cultural

É um órgão colegiado de deliberação, normatização, orientação e fiscalização das atividades culturais do Estado do Amapá, e compõe a estrutura organizacional do Poder Executivo, sendo vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Postagens relacionadas

29º Encontro dos Tambores, em Macapá

O Governo do Amapá anunciou, na terça-feira, 19, Dia da Bandeira Nacional, que assumiu a manutenção e revitalização da Praça da Bandeira, no Centro de Macapá

O Governo do Estado avança na requalificação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) de Macapá