Os mais de 100 mil alunos da rede estadual de educação retornaram às aulas nesta quinta-feira, 1º de agosto. E para celebrar o início do segundo semestre, o Governo do Amapá entregou a Escola Estadual Augusto dos Anjos, localizada no bairro Laguinho, em Macapá, totalmente revitalizada.
A escola ganhou cores vibrantes, mobílias, e ambientes acolhedores para receber os 1,2 mil estudantes do ensino fundamental 2 e médio que estudam na unidade. O prédio passou por obras no forro e piso, ganhou acessibilidade, e alambrado para a quadra poliesportiva.
Os trabalhos, executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), também contemplaram drenagem e manutenção de banheiros e cozinha e um jardim completo. Ao todo, o investimento contou com cerca de R$ 1 milhão do Tesouro Estadual.
“Não há forma melhor de dar início a este semestre letivo do que inaugurando uma escola acolhedora e tão importante para a cidade de Macapá. Esperamos que os espaços revitalizados possam ajudar ainda mais no desempenho dos alunos, em especial àqueles que irão prestar o Enem esse ano”, ressaltou o vice-governador do Amapá, Teles Júnior.
Esta é a oitava escola entregue em um 1 ano e 6 meses da atual gestão. Para a secretária de Estado da Educação (Seed), Sandra Casimiro, o compromisso de revitalizar a rede física das escolas públicas é refletido diretamente no trabalho desempenhado nas unidades.
“Estamos aqui com professores que estudaram na escola e agora voltaram para dar aula. Muitos dos alunos que estão recebendo essa escola agora, também poderão retornar um dia para trabalhar nela. Isso evidencia a importância de investirmos em espaços confortáveis como esse, e esta continuará sendo uma das prioridades do governador Clécio Luís”, afirmou a secretária.
Comunidade escolar
A reinauguração foi recebida com festa pelos estudantes e profissionais, que prepararam apresentações artísticas como ‘ladrões’ de marabaixo, músicas de fanfarra e performances cantadas pelos alunos da unidade.
Para a diretora da escola, Letícia Veríssimo, a recepção calorosa simboliza a importância que a escola tem para o bairro do Laguinho, sendo uma das unidades mais tradicionais da cidade e com um dos melhores desempenhos na aprovação de alunos para o ensino superior.
“Durante a reforma, os alunos do Augusto dos Anjos tiveram aulas no Colégio Amapaense, que nos recebeu muito bem. No entanto, não há nada como voltar para casa, e estamos muito felizes com o resultado dessa obra que nos dará um incentivo ainda maior para trabalhar”, ressaltou a diretora.
Volta às aulas
Todas as 383 escolas na rede estadual deram início ao segundo semestre de aulas neste dia 1º de agosto, sendo 81 destas apenas no perímetro urbano de Macapá. São 109.169 mil estudantes, divididos em 21.675 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5 ano) e 47.206 estudantes dos anos finais (5º ao 9 ano). Mais de 28 mil estão matriculados no ensino médio e 10 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).