Abertura de 700 vagas sem taxas para empreendedores, artesãos e trabalhadores da economia criativa atuarem na 53ª edição da Expofeira do Amapá.

O governador Clécio Luís anunciou nesta terça-feira, 30, a abertura de 700 vagas sem taxas para empreendedores, artesãos e trabalhadores da economia criativa atuarem na 53ª edição da Expofeira do Amapá. A iniciativa aquece os negócios com geração de emprego e renda.

Os editais foram lançados na Central da Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Um é voltado para a seleção de empreendedores populares, com 638 vagas, e outro é específico para artesãos e economia solidária participarem da Feira Estadual de Artesanato, com 62 vagas para artesãos e economia solidária. A inscrição é sem cobrança de taxa e será feita toda on-line.

“Esse ano, já começamos com 700 espaços, reservamos uma parte para o artesanato. Esses dois editais são muito importantes para mim, porque são os nossos empreendedores populares. A gente calcula um faturamento líquido de R$ 1,2 mil por dia cada um e sem pagar nenhuma taxa. É uma decisão que tomamos em 2023, e este ano voltamos a repetir. Todos os municípios do estado terão empreendedores na Expofeira e por questão de justiça, os trabalhadores da Fazendinha terão uma pontuação diferenciada. Queremos ver estes segmentos expondo e vendendo seus produtos, gerando empregos temporários e faturando nos onze dias da Expofeira”, pontuou o governador Clécio Luís.

As inscrições podem ser feitas até dia 5 de agosto. No caso dos empreendedores populares, o interessado deve acessar o site, preencher o formulário e anexar os documentos exigidos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, foto da atividade empreendedora ao qual pleiteia a vaga.

Cada candidato só poderá se inscrever em apenas uma vaga. Todos têm que estar, obrigatoriamente, cadastrados na Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e residir no Amapá.

Para os espaços destinados aos empreendedores populares, há oportunidades de vagas para a comercialização de bebidas, bombons, cigarros, adornos, acessórios e vestuários, decorativos e utilitários, lembranças/souvenires, perfumaria e cosméticos, brinquedos, comidas típicas, chapas, lanches, hambúrguer, pizzas, algodão doce, maçã do amor, churros, pipoca, sorvete. Além de acerte o alvo, chute ao gol, cama elástica, pano de mesa, pescaria, roleta, tiro ao alvo, touro mecânico, carretinha, espaços infláveis e empreendedores circulantes.

“É importante que o empreendedor leia com atenção o edital e tire todas as dúvidas com os técnicos da secretaria. Uma das exigências do edital é que o interessado na vaga esteja cadastrado no banco de dados da Sete e resida no estado”, explicou Ezequias Costa, secretário de estado do Trabalho e Empreendedorismo.

Uma Comissão Especial de Seleção ficará responsável pela análise e avaliação de toda a documentação dos inscritos, conforme as regras do edital de chamamento público. A previsão é que no dia 9 de agosto, o Governo do Estado publique a lista provisória com o nome dos selecionados e, no dia 13  de agosto, divulgue a lista definitiva com nome por ordem de classificação e cadastro reserva.

Orientação e apoio na inscrição

Uma equipe da Sete está orientando os empreendedores populares, artesãos e grupos da economia solidária sobre os editais e como proceder para se inscrever. O atendimento ocorre na Central da Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, e no prédio da secretaria, na Avenida Mendonça Furtado, 1175, Centro, na esquina da Rua Jovino Dinoá.

Desenvolvimento econômico

Em 2023, os empreendedores populares, artesanato e economia solidária movimentaram mais de R$ 5,7 milhões na 52ª Expofeira, em 10 dias de evento. À época, o Governo do Estado disponibilizou 369 vagas. Este ano, a meta é ultrapassar o volume de vendas em 11 dias de evento.

A Ana Cleide de Jesus Santos, conhecida popularmente como “Baiana”, quer repetir o sucesso nas vendas do ano passado com o seu famoso acarajé e comidas típicas.

“Vou ler atentamente o edital e me inscrever para estar presente mais uma vez na Expofeira. A meta é dobrar as vendas. Esse é o objetivo”, informou Ana Cleide.

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