O Governo do Amapá realiza, entre os dias 2 e 4 de agosto, o 32º Festival da Mandioca no distrito de Santa Luzia do Pacuí, na área rural de Macapá. O evento, que busca dar visibilidade ao potencial do arranjo de mandiocultura na região, contará com programações esportivas, culturais e shows artísticos.
Além disso, haverá competições para escolher as melhores iguarias provenientes da planta, como farinha, tapioca e outros alimentos. A festividade é coordenada pela Associação de Moradores e Produtores Rurais e Empreendedores da Comunidade de Santa Luzia do Pacuí.
“Estamos juntos com a comunidade para realizar um evento que envolverá, além dos momentos festivos, ações sociais, palestras e atendimentos ao produtor para emissões de documentos”, informou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Rafael Martins.
Durante o evento, técnicos extensionistas também irão mostrar aos produtores rurais inserções de tecnologias na agricultura familiar, como a apresentação de um protótipo de uma mini estufa para multiplicação rápida de manivas-sementes.
“Nossa intenção é retomar em grande estilo essa festividade tradicional. Existe um esforço da comunidade em realizar a programação, que conterá com momentos para qualificar produtores da região com palestras e cursos”, informou um dos coordenadores do 32º Festival da Mandioca, Kalebe Palha.
A programação também conta com apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Desenvolvimento Rural (SDR), além do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
Confira a programação do 32º Festival da Mandioca:
- Sexta-feira, 2 de agosto
- 6h – Salva de fogos
- 8h – Ação social com torneio de futebol
- 9h às 21h – Emissão da Carteira Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
- 16h – Fim da Ação
- 19h30 – Culto Ecumênico
- 22h – Atração gospel
- 0h – Fim da programação
- Sábado, 3 de agosto
- 6h – Salva de fogos
- 7h30 – Final do torneio de futebol
- 8h – Ação social
- 8h – Palestra sobre mandiocultura, com Wesley Pedrosa
- 8h – Palestra sobre Crédito Rural, Plano Safra e Emissão de CAF, com Lucélio Mota
- 8h – Palestra “Agroindústria e Empreendedorismo Rural”, com Giane Galvão
- 8h – Palestra sobre agroecologia, com Robelino Pessoa
- 9h – Gincana com os agricultores
- 10h – Palavra das Autoridades
- 11h – Apresentação de iguarias
- 21h – Homenagens
- 23h – Desfile Rei/Rainha Mandioca
- 0h – Show artístico
- Domingo, 4 de agosto
- 6h – Salva de fogos
- 7h – Domingueira Dançante
- 9h – Programação esportiva com atletismo, vôlei, torneios de dominó e dama
- 14h – Concurso de dança
- 16h – Entrega das premiações
- 17h – Encerramento do festival
Santa Luzia do Pacuí
Santa Luzia do Pacuí está localizada na região leste do município de Macapá, há cerca 120 km da área urbana. Com acesso pela Rodovia AP-70, a centenária vila faz parte das comunidades tradicionais, extrativistas e quilombolas.