Dança do vominê:Um dos costumes que mais cresce a cada ano é a dança do vominê, que representa a vitória dos cristãos sobre os mouros na lendária batalha entre os dois exércitos

Apoiada pelo Governo do Amapá, a Festa de São Tiago completa 247 anos de muita tradição e devoção. Um dos costumes que mais cresce a cada ano é a dança do vominê, que representa a vitória dos cristãos sobre os mouros na lendária batalha entre os dois exércitos.

Ao rufar dos tambores e disparos para o alto, as casas e ruas da Vila de Mazagão Velho são invadidas pelos devotos de São Tiago, que alegremente festejam e repassam a tradição para as novas gerações. A extensa programação segue até 28 de julho.

De acordo com o professor Elton Jacarandá, um dos novos cavaleiros da festa, o vominê é uma tradição que envolve toda a comunidade durante a festividade, com simbolismos históricos da vitória dos cristãos sobre os mouros.

“Quando os cristãos ganharam a batalha, eles vieram dançando, comemorando a vitória, junto com os mouros que se converteram ao cristianismo. Aqui, o vominê é dançado tanto na casa dos festeiros quanto na casa das figuras de São Tiago, Caldeirinha e São Jorge”, explicou Jacarandá.

O pequeno Tiago Neves, de 11 anos, é um exemplo da continuidade da tradição por gerações. Ele mora na vila onde a festividade ocorre e diz que não perde uma dança.

“É muito bacana e emocionante dançar o vominê ao lado dos meus amigos e de toda comunidade. Todos os anos eu participo e não falto em nenhum”, destacou o jovem.

Festa de São Tiago

Marcada pela mistura de celebrações religiosas, cavalhadas e teatro a céu aberto, a programação é realizada pela comunidade, por meio do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Mazagão, atraindo milhares de visitantes para celebrar os santos e a cultura popular.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção