Com o objetivo de gerar oportunidades de emprego e renda para trabalhadores manuais, o Governo do Amapá destinou uma estrutura de tendas, barracas, expositores e bancadas para 30 artesãos comercializarem seus produtos durante as comemorações de 247 anos da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho. As vendas iniciam nesta sexta-feira, 19.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), o espaço conta com representantes da Associação dos Artesãos da Cultura Maracá e Cunani, de Mazagão Velho, da Associação dos Artesãos Tribo das Artes Mazaganenses (Asartam) e trabalhadores manuais da capital. Também foi organizado o apoio logístico no transporte das peças e na aplicação da pesquisa de comercialização.
A artesã Ana Cleide Carvalho, de 54 anos, estará presente na área destinada ao artesanato com mais quatro integrantes da Asartam. O grupo vai expor artesanato em madeira, fibra, resina, biojoias feitas com escama e couro de peixe, além de sementes e manualidades em tecido.
“Desde 2018, nos organizamos para expor nossa arte na Festa de São Tiago. A expectativa é vender bastante e fechar bons negócios por meio de contatos e encomendas de peças”, ressaltou Ana.
A estrutura montada pelo Governo do Estado para a venda de bebidas, alimentos e outros produtos contará com 13 empreendedores na Praça de Alimentação Popular, 10 estandes para bares e mais 20 barracas. A Prefeitura de Mazagão fez o cadastro, inscrição e seleção desse público.
“O foco do Governo do Estado é dar todas as condições para que artesãos, trabalhadores manuais e empreendedores possam expor e vender seus produtos em mais uma edição da Festa de São Tiago. A gente aproveita e convida a população do Estado e de outras regiões do País a conhecer essa grande festa cultural e religiosa que acontece em Mazagão Velho”, frisou o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.