Incra Amapá participou, junto com outros órgãos e entidades, da segunda edição da Caravana de Atendimento Rural, com o objetivo de prestar serviços e assistência a comunidades rurais e assentamentos da reforma agrária no estado.
A ação, que é coordenada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), ocorreu no período de 4 a 6 de julho, com atendimento de cerca de 600 famílias em três assentamentos no município de Tartarugalzinho – distante 230 quilômetros da capital Macapá. Durante este período, diversos órgãos realizaram ações coordenadas para oferecer suporte às comunidades rurais da região.
Nos assentamentos atendidos – Cedro, Bom Jesus e São Benedito do Apurema -, o Incra realizou aproximadamente 200 atendimentos em cada um deles, contribuindo significativamente para a assistência e suporte aos moradores locais.
Além dos atendimentos, o Projeto Altamir Mineiro Rezende – Vale do Ariramba, localizado no município de Tartarugalzinho foi oficialmente entregue à comunidade do assentamento, em uma cerimônia conjunta com a Prefeitura Municipal. Este projeto representa um avanço significativo para o desenvolvimento local.
No âmbito do mesmo projeto, o Incra firmou acordos de cooperação com três municípios adicionais, que são: Porto Grande, Tartarugalzinho e Oiapoque. Esses acordos visam a prestação de serviços de assistência técnica e acompanhamento dos deles nos respectivos municípios, bem como a implantação e desenvolvimento de projetos em assentamentos específicos. Para Porto Grande, serão atendidos quatro assentamentos. Para Tartarugalzinho, sete assentamentos. Enquanto que para Oiapoque, três assentamentos.
A adesão a esses acordos visa a elaboração de projetos produtivos, facilitando o pagamento de créditos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Além disso, o Incra se comprometeu a desenvolver iniciativas como o Fomento Mulher e o Abono Jovem, com o objetivo de apoiar e fortalecer a produção rural e promover o desenvolvimento social.
A participação do Incra na Caravana de Atendimento Rural reafirma o compromisso da instituição com a melhoria das condições de vida no campo e o apoio contínuo às comunidades rurais do Amapá.
Caravana
A ação contou com a participação do Sebrae/AP, Incra/AP, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto de Terras do Amapá (Amapá Terras), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR).
Essa foi a segunda edição da Caravana de Atendimento Rural, pois a primeira ocorreu em 15/6/2024, e atendeu moradores da região da Pedreira, no município de Macapá(AP).
O objetivo da Caravana é facilitar e oportunizar aos produtores rurais, um ambiente favorável às melhores condições de acesso a informações necessárias, ofertando atendimento normativo e orientador, com corpo técnico qualificado, por meio de atendimento individual e palestras.