O Governo do Estado continua investindo na reestruturação da rede de saúde pública do Amapá, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e o atendimento à população. As obras no Hospital da Criança e do Adolescente, localizado em Macapá, seguem em ritmo avançado.
Entre os espaços que estão recebendo intervenções e novas estruturas, estão o Centro Cirúrgico, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), os consultórios, o laboratório, as salas administrativas e a recepção da unidade.
“As obras estão avançadas, o hospital vai ficar lindo, como as nossas crianças merecem. Já entregamos 94 leitos no ano passado, mas ainda estamos longe do que acreditamos ser o ideal para a saúde pública de todas as crianças e adolescentes do nosso estado. Estamos avançando todos os dias, e entregar o HCA depois de tanto tempo é, com certeza, uma grande felicidade para a nossa gestão, que vai proporcionar mais dignidade no atendimento”, destacou o governador Clécio Luís.
A diretora do hospital, Cleude Rodrigues, afirma que as obras têm a finalidade de melhorar o atendimento já oferecido na unidade.
“Teremos espaços novos, reestruturados e mais humanizados para atender nossas crianças. Embora enfrentemos alguns transtornos com o remanejamento de alguns espaços, tudo está sendo pensado e organizado para melhorar nosso serviço”, relata Cleude.
As obras fazem parte do planejamento de melhoria da assistência pediátrica no estado, considerando que o hospital é a única unidade de saúde do Amapá a oferecer internação intensiva para o público infantil.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) segue trabalhando no local e já concluiu diversas etapas da obra até o momento, incluindo as instalações elétricas e hidrossanitárias, execução de serviços de esquadrias e revestimento, estruturação de pilares, vigas e lajes. Além da instalação das réguas de gases medicinais nas enfermarias da UTI e das colunas retráteis de gases medicinais nas salas cirúrgicas.
Em maio de 2023, o Governo do Amapá entregou um bloco da unidade com 94 novos leitos, posto de enfermagem, sala de utilidades, isolamento, brinquedoteca e expurgo. O novo espaço, moderno e amplamente equipado, permite atendimentos de saúde mais especializados e resolutivos na rede pública estadual.