Festa de São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto

Entre os dias 16 e 28 de julho, com apoio do Governo do Amapá, acontece a Festa de São Tiago na comunidade de Mazagão Velho. Tradicional no estado, o evento já movimenta as costureiras da localidade, que são responsáveis por confeccionar indumentárias como bandeirinhas e os figurinos infantis, dos mascarados e de adultos que encenam a batalha entre mouros e cristãos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO

A produção da festa é um dos trabalhos mais importantes, sendo uma atividade que requer muita atenção e dedicação. A costureira Bethânia Barbosa, de 34 anos, é uma das pessoas que se prepara todos os anos para colocar seu amor em cada peça preparada.

“Confeccionar as vestes dos festejos é uma honra para mim e uma forma de expressar a minha fé pela nossa tradição e nossa cultura. Eu já transmito a atividade para os meus filhos, que também me ajudam, e para nós, costureiras, ver o nosso trabalho nas bandeirinhas, roupas santas e dos personagens é uma emoção muito grande. Com as minhas mãos eu ajudo a contar e manter viva a nossa história”, declarou Bethânia, emocionada.

A Festa de São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo, que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. Durante esse período, a vila recebe milhares de visitantes para prestigiar as festividades.

A programação é organizada pela comunidade, por meio do Instituto Cultural e da Comissão Religiosa da Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Mazagão Velho. O evento também conta com apoio da Prefeitura de Mazagão.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção