Amapá pode conquistar novos mercados a partir de encontro na Embaixada da Índia

Exemplo de preservação, Amapá pode conquistar novos mercados a partir de encontro na Embaixada da Índia

A convite da Embaixada da Índia, o governador Clécio Luís apresentou na terça-feira, 9, as potencialidades do Amapá para representantes de 11 países. O encontro, que aconteceu em Brasília, marcou um avanço nas relações internacionais em busca de novos mercados para o Amapá, aliando desenvolvimento e sustentabilidade.

O encontro, que também homenageou o senador da República, Davi Alcolumbre, contou com a presença de embaixadores da Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Kuwait, Emirados Árabes, e ainda com ministros da Áustria, Dinamarca e Austrália.

“Foi muita honra poder falar mais sobre o Amapá e suas vantagens comparativas. Não tenho dúvidas: o Amapá é a fronteira do futuro. Nós construímos consenso em torno da necessidade de preservar e ao mesmo tempo desenvolver o Amapá. Também implementamos políticas ambientais definindo o que pode e o que não pode no nosso estado. Isso é segurança política e jurídica, que são fundamentais para que o Amapá receba investimentos”, ressaltou o governador.

Clécio Luís elencou o potencial logístico, por meio da estrutura portuária e a localização privilegiada no Brasil em relação ao Canal do Panamá; o potencial da biodiversidade para a bioeconomia, produção pesqueira e iniciativas como o manejo florestal sustentável; o potencial mineral; o potencial de produção de energia renovável (energia solar e eólica); e destacou o apoio à exploração de petróleo na Margem Equatorial de forma responsável, que pode abrir novas perspectivas para a economia do Amapá.

“Eu acredito que a exploração na Margem Equatorial pode ser uma grande potência, uma forte razão para investimentos, especialmente porque o Amapá se preocupa com a proteção ambiental. Todos nós aqui queremos a exploração do petróleo e, ao mesmo tempo, salvar e preservar a floresta. E o Amapá é o lugar onde vamos encontrar isso”, ressaltou Caio Paes de Andrade, secretário de Gestão e Governo Digital de São Paulo, que já presidiu a Petrobras.

União em prol do Amapá

Representante de um dos estados mais novos do país, o senador Davi Alcolumbre apresentou o trabalho realizado em conjunto para destacar mais o Amapá para o mundo.

“Nos últimos anos, estamos tendo oportunidades de apresentar o Amapá para o Brasil e para o mundo, propondo iniciativas e entregando oportunidades em um estado que é um dos mais promissores. Esse encontro com as missões diplomáticas faz com que eu fique mais entusiasmado com os resultados que o Amapá pode ter”, descreveu o senador.

Anfitrião do encontro, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, citou que o Amapá tem apresentado políticas ambientalmente corretas, que respeitam o meio ambiente, a sustentabilidade e a dignidade das pessoas, aspectos importantes para o desenvolvimento e que agrada investidores.

“Somos países diferentes, mas juntos temos o mesmo objetivo: queremos ser parceiros para o desenvolvimento econômico e social com respeito ao meio ambiente. O Amapá é um estado que tem grandes oportunidades, acho muito importante esse cuidado com a sustentabilidade. É uma política que está sendo muito bem recebida”, comentou o embaixador indiano.

O encontro foi acompanhado por empresários e pelo embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty. Todos foram convidados pelo governador e pelo senador Davi a conhecerem o Amapá, especialmente nos eventos preparatórios para a COP30.

A comitiva do Amapá foi composta ainda pela primeira-dama Priscilla Flores; pelos secretários Lucas Abrahao (Planejamento) e Asiel Leite (Representação do Estado do Amapá em Brasília); Wandenberg Pitaluga, empresário que vai assumir a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá; pelo deputado estadual Rodolfo Vale; e pela diretora-superintendente do Sebrae Amapá, Alcilene Cavalcante.

O Amapá não abre mão dos bons índices ambientais relacionados à proteção e preservação, além de manter o compromisso com a sustentabilidade. A gestão, ao mesmo tempo, busca proporcionar um ambiente que estimule negócios verdes, para a geração de emprego e renda, estratégia que pode mudar a realidade socioeconômica do estado.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção