O investimento federal na melhoria da infraestrutura de transportes do Amapá é de R$ 331,4 milhões em 2024. O valor representa um aumento de 305% em relação a 2022, quando R$ 81,8 milhões foram aplicados nas rodovias e ferrovias amapaenses. Em 2023, primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o investimento já havia saltado para R$ 230,3 milhões no estado. Os dados estão disponíveis no ComunicaBR, plataforma de transparência ativa do Governo Federal.
Uma das principais obras de infraestrutura de transportes no estado é a duplicação da BR-210/AP. Com investimento federal de R$ 2,6 milhões, a obra foi concluída em março de 2024 na capital, Macapá. Por características geográficas, Macapá tem poucas rodovias. Então, cada uma delas tem um peso crucial na vida dos habitantes da cidade, que concentra quase 80% da população de todo o estado.
A obra na BR-210/AP contribui diretamente para o desenvolvimento econômico das cidades. A rodovia se conecta com as estradas ao norte do estado, dando acesso a comunidades ribeirinhas e indígenas aos serviços básicos oferecidos pela cidade, como atendimentos públicos de saúde. Além disso, promove a integração entre áreas urbanas e rurais, fomentando o comércio e o turismo, o que gera impactos positivos e significativos.
Entre as principais obras do Novo PAC para o estado estão a implantação e pavimentação do lote 01 a 03, na BR-156/AP, incluindo adequação da Travessia Urbana do Laranjal do Jari; construção de trecho rodoviário Laranjal do Jari – entroncamento BR-210/AP-030; e construção de trecho rodoviário Ferreira Gomes – Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.
BRASIL – O Governo Federal investirá R$ 24 bilhões na melhoria da infraestrutura de transportes do país em 2024. O valor representa aumento de 197,4% em relação aos R$ 8 bilhões investidos em 2022. A região Nordeste terá o maior aporte de recursos para rodovias e ferrovias neste ano, com R$ 6,19 bilhões; seguida pelo Sul, com R$ 4,59 bilhões; o Norte, com R$ 3,8 bilhões; o Centro-Oeste, com R$ 2,3 bilhões; e o Sudeste, com R$ 1,2 bilhão.
ESTADOS – O Rio Grande do Sul é a unidade da Federação com o maior volume de investimentos na infraestrutura de transportes em 2024, com R$ 2,88 bilhões aplicados na melhoria das rodovias e ferrovias federais que cruzam o estado. Na sequência, aparecem Bahia (R$ 2,4 bilhões), Pará (R$ 1,4 bilhão), Santa Catarina (R$ 1,2 bilhão) e Maranhão (R$ 866 milhões).
CONDIÇÃO DA MANUTENÇÃO – O investimento federal nas estradas do país levou o Brasil a alcançar o melhor Índice de Condição da Manutenção (ICM) da malha rodoviária desde o estabelecimento da atual metodologia, em 2016, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Em maio de 2024, o ICM chegou a 70% de bom, contra 12% de ruim ou péssimo. O ICM é calculado a partir de levantamento de campo, buscando classificar cada segmento em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom. O cálculo do ICM é composto pelo Índice de Pavimentação – IP (panelas, remendos e trincas), que representa 70% do valor final, e pelo Índice de Conservação – IC (roçada, drenagem, sinalização horizontal e vertical), que representa os 30% restantes.