Amapá foi o estado que mais avançou no percentual de alfabetização da Região Norte, e o 3º colocado no geral, alcançando 42% dos estudantes do 2º ano letrados em 2023.

Governador Clécio Luís entregou a gestores placas de agradecimento pela contribuição ao Criança Alfabetizada

Em encontro com prefeitos e representantes dos municípios do Amapá nesta quarta-feira, 3, o governador Clécio Luís destacou o desempenho conjunto de gestores e profissionais da educação básica dos 16 municípios para aumentar o índice de crianças alfabetizadas na idade certa.

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com base no levantamento do programa Criança Alfabetizada, do Governo Federal, mostram que o Amapá foi o estado que mais avançou no percentual de alfabetização da Região Norte, e o 3º colocado no geral, alcançando 42% dos estudantes do 2º ano letrados em 2023.

“Neste ano a nossa meta é chegar a 48%. Para isso, nós colocamos 30% a mais de financiamento para os municípios, fizemos o envio de livros didáticos regionalizados e a promoção de suporte técnico. Hoje reconhecemos esse esforço coletivo porque o resultado foi muito positivo”, destacou o governador.

Durante o evento, os prefeitos e secretários municipais de Educação tiveram acesso aos dados individuais e detalhados, com destaque aos municípios que tiveram um maior crescimento e às estratégias de sucesso utilizadas. O governador também entregou troféus às equipes de alfabetização e às prefeituras.

“Eu defendo que a escola deve ser o prédio mais importante de uma via, de um bairro. Porque é esse equipamento público, junto aos trabalhadores da educação, capaz de mudar o nosso futuro. A educação é a nossa prioridade que gera futuro e temos muitos desafios para superar ainda”, acrescentou Clécio Luís.

Considerados números inspiradores, o principal índice do Criança Alfabetizada demonstra o empenho dos professores, gestores, técnicos e prefeitos. Em 2019, o percentual era de 25% de crianças que conseguiam ler no 2º ano; em 2021, na pandemia de Covid-19, o índice foi para 19%, e no ano passado foi elevado para 42%.

Postagens relacionadas

DESENVOLVIMENTO REGIONAL No Amapá, Waldez Góes assina Ordem de Serviço de R$ 45 milhões para obras na Orla de Santana

‘Nascimento de uma nova maternidade’, destaca governador Clécio Luís ao entregar nova UTI Neonatal do Hospital Mãe Luzia, em Macapá

Governo do Estado lança 1ª Corrida do Detran Amapá para conscientizar população sobre paz no trânsito