O Governo do Amapá reuniu as prefeituras dos 16 municípios nesta quarta-feira, 3, para apresentar os novos índices educacionais da rede pública de ensino

A reunião com as prefeituras foi proposta para socializar os novos dados

O Governo do Amapá reuniu as prefeituras dos 16 municípios nesta quarta-feira, 3, para apresentar os novos índices educacionais da rede pública de ensino. Os dados foram apresentados em uma solenidade no Palácio do Setentrião, em Macapá, e apontam que a porcentagem de alunos alfabetizados no 2º ano chegou a 42%.

Com o novo dado, o Amapá se tornou o 3º estado do Brasil que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados, superando os 19% registrados em 2021, e até mesmo os 25% registrados em 2019, antes da pandemia da Covid-19, que impactou no ensino no país.

Na ocasião, o governador do Amapá, Clécio Luís, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a alfabetização na idade certa, a fim de promover a cidadania dos estudantes amapaenses, por meio do fortalecimento de ações como o programa Criança Alfabetizada.

“Em 2023, investimos R$ 32 milhões em ações para a alfabetização das crianças amapaenses. Em 2024, avançamos este valor para R$ 42 milhões, um acréscimo de 30%. Esse é um reflexo da prioridade que a educação tem na nossa gestão”, afirmou o governador.

Para a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, este foi um momento para celebrar o trabalho já realizado até aqui, e também para reforçar que o objetivo da rede pública de ensino é chegar aos 48% de estudantes do 2º ano alfabetizados em 2024.

“Nós da Secretaria de Estado da Educação recebemos esses dados com muita alegria, pois eles indicam que todo o nosso reforço de capacitação dos profissionais, de entrega de materiais didáticos e de avaliações frequentes está surtindo efeito. E isso só é possível com o envolvimento de todas as redes”, ressaltou a secretária Sandra.

Colaboração com os municípios

A reunião com as prefeituras foi proposta para socializar os novos dados e, assim, permitir que cada equipe tenha um direcionamento mais específico no planejamento das estratégias pedagógicas. O momento foi possível a partir do programa Colabora Amapá, em que o Governo do Estado e os 16 municípios promovem ações conjuntas em prol da educação de todo o território.

Além do avanço no percentual total de alunos alfabetizados, os dados calculados pelo Ministério da Educação também revelam que 11 dos 16 municípios do estado tiveram um aumento no número leitores.

Para o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, o progresso na aprendizagem dos estudantes é fruto do trabalho conjunto do Governo do Estado com os municípios, em políticas como a formação continuada e a entrega de livros didáticos regionalizados.

“Antes do Colabora Amapá, cada rede culpava a outra pelos resultados negativos das avaliações nacionais. Agora, trabalhamos juntos, o Estado e os municípios, em prol de um mesmo objetivo: a alfabetização das crianças amapaenses, e graças a isso estamos avançando”, ressaltou o prefeito Sampaio.

Também participaram da solenidade a deputada federal Goreth Silva; a deputada estadual, Dayse Marques; o promotor de Justiça da Educação, Iaci Pelaes; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), Kátia Cilene; e prefeitos e secretários municipais de educação dos 16 municípios.

Postagens relacionadas

Dr. Furlan: “Macapá Não Pode Dar um Passo para Trás”

DEFESA CIVIL: Waldez Góes garante 100% de apoio do Governo Federal no combate à estiagem no Amapá

Nesta quinta-feira, 19, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do 7º encontro do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção