No Dia do Bombeiro Militar, celebrado nesta terça-feira, 2, o Governo do Amapá realizou a formatura dos novos 249 soldados do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O evento foi repleto de momentos emocionantes e marcou a conclusão de mais uma etapa para o fortalecimento da segurança pública do estado.
A formatura foi realizada no Sambódromo de Macapá, na Zona Sul da capital. Durante a cerimônia, os alunos-soldados marcharam, cantaram os hinos nacional e do soldado do fogo e foram promovidos a soldados de 1ª Classe do CBM/AP.
FOTOS: banho de água e emoção batizam os novos soldados do Corpo de Bombeiros do Amapá
“É a maior e melhor turma já formada na história da corporação. A formação foi excepcional, com o que há de melhor em termos de capacitação. Esses 249 homens e mulheres estão preparados para salvaguardar vidas e patrimônios em todo o estado. Eles reforçam a corporação já para este período de estiagem. Uma vez formados, agora serão cobrados, e não estarão sozinhos, nós, como Governo, estaremos juntos com eles, com uma estrutura muito melhor”, destacou o governador Clécio Luís.
Para o soldado Pedro Daniel Moreira, de 22 anos, a formatura marcou o fim de um ciclo de muita superação, pois a carreira militar foi uma grande novidade na vida dele. Mas apesar da inexperiência, ele foi o melhor aluno do curso de formação da corporação.
“Quando eu comecei essa jornada, eu não sabia muita coisa sobre como ser um militar. Entrei na academia, meio que no escuro, mas eu fui aprendendo. E hoje, estou colhendo os frutos de tanto esforço e pronto para servir. É uma grande vitória na minha vida, mas que não seria possível sem Deus e os meus familiares, que me ajudaram muito nos momentos mais difíceis”, contou Moreira, emocionado.
Formação qualificada
O curso de formação dos novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar durou seis meses e contou com a realização de treinamentos teóricos, técnicos e operacionais. Ao todo, 249 alunos-soldados concluíram a formação.
De acordo com o comandante-geral do CBM/AP, coronel Alexandre Veríssimo, os novos militares vão garantir um aumento de cerca de 25% no atual efetivo da corporação.
“Hoje, o Amapá conta com pouco mais de mil bombeiros, que agora vão receber o reforço desses novos soldados que estão totalmente aptos para proteger e garantir a segurança da população”, ressaltou Veríssimo.
Novos servidores públicos
No dia 28 de maio, o governador Clécio Luís autorizou a convocação para a 2ª fase de mais 250 candidatos aprovados no concurso público de soldado para o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá.
Em um ano e meio de gestão, o governador Clécio Luís soma mais de 4,4 mil convocações em concursos de diversas áreas, entre elas, a Polícia Militar, com mais de mil candidatos chamados, a maior da história da corporação.