Nesta quinta-feira (4), ocorreu a 13ª inauguração da Maratona de Entregas: o primeiro Aquário Municipal para visitação, incentivo às pesquisas e educação ambiental, localizado na Fundação Bioparque da Amazônia – Arinaldo Gomes Barreto.
No espaço, habitarão várias espécies de peixes típicos das águas amazônicas, como Tambaqui; Pirapitinga e Pirarucu. O aquário conta com casa de bombas para suporte, coordenação dos sistemas individuais de tratamento e bombeamento de água, bem como um deck para garantir acessibilidade ao redor da estrutura.
Para o chefe do Executivo de Macapá, Dr. Furlan, o aquário será uma ferramenta fundamental para as crianças conhecerem os peixes nativos de região. “Pela primeira vez, Macapá tem um local para contemplação da vida marinha. É uma área para que as crianças conheçam os animais. O Bioparque não é apenas visitação. É ciência, que contribui todos aprenderem sobre a importância do meio ambiente”.
Karina Brito, acompanhada da filha, conheceu o lugar. “Marcamos presença na inauguração para visitar essa atração turística”, comentou.
Os peixes estão em quarentena, como forma de segurança, até o momento em que se adaptarão para transferência do novo local.
“Estamos muito animadas para a chegada dos peixes no Aquário. Quando estiverem aqui, vamos visitá-los”, disse as visitantes Aleika Coelho e Pietra Lopes.
De acordo com o diretor-presidente do Bioparque da Amazônia, Carlos Alvarenga, “o novo lugar vai atrair muitos visitantes. Esse é mais um passo importante para trabalhar a educação ambiental”, disse.
A obra é oriunda de investimento do Programa Calha Norte, por meio de emenda federal do senador Lucas Barreto, mais contrapartida do Tesouro Municipal.
Funcionamento do Bioparque da Amazônia
De quarta a domingo, de 9h às 17h. Taxa de entrada é R$ 10. Meia entrada vale R$ 5. Para crianças de 0 a 5 anos, pessoas com deficiência e idosos, a entrada é gratuita.
O passeio apresenta noções de educação ambiental. Atende o público adulto e infantil de escolas; universidades; grupos integrantes de igrejas; Organizações Não Governamentais; Centros de Assistência e projetos sociais.