A Prefeitura de Macapá entregou nesta quarta-feira (3), mais uma obra de excelência na Educação. Trata-se do Centro Educacional Professor Bigú Pré-escola e Fundamental I, localizado no Conjunto Habitacional Mestre Oscar, Zona Norte da cidade.
A unidade escolar vai atender aproximadamente 800 crianças, do Pré-escolar (1º e 2º períodos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), do bairro Ipê, Loteamento Sol Nascente e bairros adjacentes.
Para o prefeito, Dr. Furlan, a unidade escolar visa fortalecer a educação de qualidade, reduzir distâncias e facilitar o acesso dos alunos ao ensino básico.
“Essa escola, vem para dar um salto de qualidade na educação das crianças aqui do Conjunto Mestre Oscar. É uma escola que tem total condição de desenvolver um trabalho de grande relevância, elevando ainda mais todos os avanços que a Educação do município já vem conquistando”, destacou Dr. Furlan.
O prefeito ainda salientou a importância da homenagem ao professor Bigú, por todo o tempo dedicado à docência e pela contribuição na formação de muitos cidadãos amapaenses.
A vereadora Maraína Martins, filha do professor Bigú, falou da emoção em participar do momento histórico em homenagem ao seu pai.
“Estou muito feliz com esse momento, porque como o meu pai dizia, a Educação, de fato, é a maior herança que se pode deixar para os filhos. E eu tenho orgulho em honrar todo o legado que meu pai deixou. E este Centro de Educação eterniza os mais de 40 anos que meu pai dedicou à educação e aos seus alunos, os quais ele tratava com grande afeto”, ressaltou a vereadora, bastante emocionada.
Madson Millor, secretário municipal de educação, deu ênfase aos avanços da educação no município. “Construir escolas é investir na educação, é investir no futuro dessas crianças que vão usufruir de um espaço confortável, seguro e acessível. E nosso papel como gestor é trabalhar para a formação de pessoas. Esta escola é um ganho para os moradores deste bairro e para toda a população de Macapá” ressaltou.
A representante dos moradores do bairro Ipê, Rosineide Guimarães, falou de sua satisfação em ter o sonho realizado, com a construção da escola. “Sou moradora do bairro há 10 anos e hoje estamos muito felizes com a inauguração deste Centro, porque agora não há mais carência de vagas na educação em nossa comunidade, e isso é motivo de muita alegria”, enfatizou a moradora.
Compartilhando desta mesma alegria, a técnica de enfermagem Aline Nery, de 44 anos, falou do desejo de que sua filha, Henrietta Nery, de 3 anos, venha a estudar no Centro de Educação. “A escola está muito linda e tenho certeza que oferecerá um estudo de qualidade para as crianças. E é um ambiente seguro. Então, assim que sair o edital para matrículas eu vou buscar uma vaga para minha filha”, disse.
A nova unidade escolar possui uma área construída de 2.260,63 metros quadrados, apresentando uma edificação moderna e ampla. Dispõe de 14 salas de aula, setor administrativo, refeitório, biblioteca, sala de leitura, banheiros com acessibilidade e quadra poliesportiva (vôlei, futsal e basquete). Contou com Investimento de R$ 6.832.000,00 (seis milhões, oitocentos e trinta e dois mil reais), do Tesouro Municipal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Sobre o homenageado
O nome da escola homenageia o professor de matemática Raimundo da Silva Souto, ou simplesmente Professor Bigú, como carinhosamente era conhecido. O educador faleceu em 2017, deixando um legado de amor à educação. Toda sua trajetória estudantil passa pela Educação Pública.
“Bigú”, atraído pela carreira Militar, inscreveu-se para o concurso de oficial e assim seguiu crescendo de patente, porém, sua paixão sempre foi os cálculos. Anos depois, ingressou na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), no curso de Matemática.
Cursou ainda Engenharia Mecânica, na cidade de Fortaleza (CE), e ao retornar para Macapá, dedicou-se à docência, que era o que mais amava fazer.
O homenageado passou mais de 40 anos de sua vida como educador, ensinando Matemática, Física e Química, contribuindo na formação de muitos cidadãos amapaenses, que hoje ocupam cargos relevantes na sociedade. Professor Bigú é pai da vereadora Maraína Martins.
Com a entrega do Centro de Educação Professor Bigú, a gestão Furlan entregou 30 obras na educação, entre creches e escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Outras 5 unidades educativas, da Zona Urbana e do Campo, passaram por intervenções e melhorias.